Por que sustentável?

Perguntado por: esantos . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Ser sustentável significa ter ações que não prejudicam o meio ambiente. Devemos aproveitar de maneira responsável o que o planeta disponibiliza, cuidando e preservando os recursos naturais.

Fala-se tanto em meio ambiente porque o nosso modelo de desenvolvimento, ou modo de vida, maneira como consumimos, produzimos, extraímos, vivemos, ou seja, como nos relacionamos com o meio ambiente, é INSUSTENTÁVEL.

Entre as vantagens do consumo sustentável estão: a diminuição das implicações sociais, ambientais, econômicas e comunitárias, a redução de custos com a economia de recursos, incentivo à inovação, entre outros. O consumo sustentável não incentiva o desperdício.

A sustentabilidade visa a preservação do meio ambiente, diminuindo o impacto negativo no planeta. Isso quer dizer que é possível viver confortavelmente tendo ações sustentáveis na rotina. Por exemplo, ao fazer uma reforma no apartamento você pode racionar o uso da água e evitar o desperdício de materiais.

Entenda o que são práticas sustentáveis
As práticas sustentáveis partem da reflexão sobre como as suas atividades do cotidiano podem minimizar o impacto negativo no meio ambiente e quais mudanças são necessárias para que a comunidade se desenvolva nos âmbitos social, ambiental e econômico.

Adotar atitudes sustentáveis no cotidiano é fundamental para que os nossos recursos naturais não se esgotem. Poupar energia elétrica, reduzir o uso de carros, separar o lixo e não jogar óleo de cozinha no ralo são exemplos de ações que fazem toda a diferença para a natureza e para a saúde.

Ser sustentável requer um tempo de adaptação.
É difícil acordarmos um dia e dizermos, “a partir de hoje vou parar de produzir lixo” e efetivamente mudar de estilo de vida. Assim como toda mudança, você pode começar devagar, com pequenas ações que fazem grande diferença no mundo.

É possível subdividir esse conceito mais amplo em quatro tipos de sustentabilidade: a ambiental/ecológica, a empresarial, a social e a econômica. E é sobre esses tipos diferentes de sustentabilidade que vamos falar nesse artigo, bem como de formas de aplicar cada um deles em sua vida.

Os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

Caminhar e andar de bicicleta são hábitos que ajudam a manter seu corpo saudável e evitam a emissão de gases de efeito estufa. Quando não puder fazer isso, escolha o transporte público como ônibus e metrô. Se precisar usar o carro, dê ou peça carona.

Como ensinar os filhos sobre sustentabilidade?

  1. Reciclar o lixo. ...
  2. Prestar atenção à alimentação. ...
  3. 3 - Consumo consciente no dia a dia. ...
  4. Brinquedos reciclados. ...
  5. Livros infantis sobre sustentabilidade.

O que são atitudes sustentáveis? A sustentabilidade é uma capacidade de sustentar ou de conservar um determinado processo ou sistema. Sendo assim, o conceito de atitudes sustentáveis está diretamente ligado à maneira como preservamos a natureza e como podemos ajudá-la a se reerguer.

  1. Economize água. Para garantir água potável para as gerações futuras, não adianta: é preciso poupar. ...
  2. Separe o lixo. ...
  3. Cuidado na hora de posicionar a geladeira e o freezer. ...
  4. Deixe o ambiente mais verde. ...
  5. Crie uma cultura de sustentabilidade em sua empresa. ...
  6. Invista em fornecedores sustentáveis. ...
  7. Invista em Energia Solar.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

A sustentabilidade social implica em gerar renda sem perder o foco na redução das desigualdades sociais, com o propósito de melhorar a qualidade de vida da sociedade. Contudo, isso não significa que a empresa vai deixar de lucrar ou correr atrás do lucro.

O chamado tripé da sustentabilidade é baseado em três princípios: o social, o ambiental e o econômico. Esses três fatores precisam ser integrados para que a sustentabilidade de fato aconteça.