Quais são as 7 figuras de som?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

A cidade era fétida, feia e fria.

  • Aliteração.
  • Assonância.
  • Onomatopeia.
  • Paronomásia.
  • Paronomásia.
  • Aliteração.

As figuras de som ou harmonia são aquelas que utilizam a reprodução, repetição ou imitação de vogais e consoantes para intensificar a expressividade do texto. Esse tipo de figura de linguagem enfatiza os fonemas – sons elementares produzidos pelos nativos de determinada língua durante a formação de palavras.

A língua portuguesa tem 12 fonemas vocálicos e 19 fonemas consonantais. Quando se trata das consoantes, a situação é mais complexa. A correspondência entre som (o fonema) e sua representação (a letra) às vezes é simples, mas também pode dar muita dor de cabeça.

As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI. Representadas por monossílabos, elas são utilizadas na composição de músicas. Como um alfabeto musical, permitem agregar as frequências dos sons, viabilizando a composição musical ou, em outras palavras, uma combinação que gera melodia.

Altura: A altura do som diz respeito à sua frequência. Sons altos são aqueles que apresentam grandes frequências, também chamados de sons agudos. Os sons baixos, por sua vez, são aqueles que apresentam baixas frequências, tratando-se, portanto, de sons graves.

Estas figuras são utilizadas para nos mostrar quanto tempo dura cada som ou silêncio dentro das partituras. Lembrando que estas figuras não são NOTAS. Elas passam a ser notas apenas quando estão no pentagrama da partitura.

Figuras de linguagem são palavras ou expressões conotativas, portanto, apresentam um sentido que ultrapassa a linguagem comum, literal ou denotativa. Então, se, por exemplo, escrevemos que “Artur é um doce”, não queremos dizer que ele tem gosto de açúcar, mas que é uma pessoa delicada.

O que é fonema? Trata-se dos sons produzidos pelos falantes, os quais se articulam e formam as palavras. Eles representam as menores unidades sonoras que formam as palavras de uma língua. Os fonemas são os sons produzidos pelos falantes e representam as unidades sonoras que formam as palavras de uma língua.

Na concepção de César (2009), os elementos sonoros dividem-se em: palavra, música, efeitos sonoros e silêncio.

As onomatopeias são palavras que representam sons e ruídos que ouvimos. A onomatopeia se dá pelo uso de fonemas para tentar reproduzir aproximadamente esses sons, seja na fala, seja na escrita.

As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).

Como mencionado anteriormente, as Figuras de Linguagem são classificadas em quatro: figuras de palavra, figuras de sintaxe, figuras de pensamento e figuras de som.

Os sons graves são aqueles que também são chamados de sons baixos. Apresentam, portanto, vibrações um pouco mais lentas do que os já citados. Isso é mostrado através dos valores de classificação desse tipo de som, visto que eles estão abaixo de 300 Hz. Um exemplo que pode ser destacado é o som de um tambor.

Pitágoras construiu a escala diatônica da música ocidental usando uma seleção de frações mais estáveis e menos estáveis. Usando essas frações, você pode construir uma escala diatônica maior (as famosas sete notas musicais) a partir de qualquer som. Não importa o som em si, só as relações entre os sons.

Dentre eles se acham: ritmo, melodia, harmonia, timbre, textura e forma.

As notas musicais não foram descobertas, mas sim inventadas. Trata-se na realidade de uma convenção, de um código pré-determinado para auxiliar os músicos na leitura de partituras. Em cada país ou em cada povo, as notas musicais podem ser representadas por notas ou marcações diferentes.

Podemos dizer que um som é do tipo agudo, grave ou médio dependendo da sua frequência. A frequência de sons é medida em hertz(Hz), número de vibrações da onda por segundo.

É por meio da altura que podemos distinguir um som agudo (fininho, alto), de um grave (grosso, baixo). A altura de um som musical depende do número de vibrações. As vibrações rápidas produzem sons agudos e os lentos sons graves.

Sons graves, ou baixos, são aqueles que estão na faixa de baixa frequência, enquanto que sons agudos, ou altos, são aqueles que possuem suas ondas com uma frequência de vibração alta.

A Semibreve é a figura de maior duração, cuja representação numérica é o inteiro 1/1. A figura mais curta é a semifusa, sendo a 64ª parte da Semibreve.