Quais são as angústias dos jovens de hoje?

Perguntado por: dpimenta . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Solidão, isolamento, falta de diálogo, angústia, ansiedade, bullying. São muitos os motivos que deixam crianças e jovens desacreditados da vida. Fragilidade emocional, frustrações, estrutura familiar.

Principais problemas da adolescência

  1. Falta de amigos. Esse é o principal dos problemas da adolescência. ...
  2. Bullying. ...
  3. Pressões na escola. ...
  4. Depressão.

Amam entretenimento, games, estão a maior parte do tempo conectados e amam inovação, estão cada vez mais engajados com causas sociais. Tudo a fim de fazer a sua voz ser escutada pelas autoridades e a sociedade como um todo para estimular determinadas mudanças.

Fatores contextuais como pobreza e exposição à violência podem aumentar a probabilidade de comportamentos de risco, que podem contribuir negativamente para o bem-estar físico e mental de um adolescente. O uso nocivo de substâncias como álcool ou outras drogas são as principais preocupações na maioria dos países.

O jovem é um sujeito com valores, comportamentos, visões de mundo, interesses e necessidades singulares. Ser Jovem é estar imerso em uma sociedade com processos transitórios, a partir de uma NOVA conjuntura familiar, política e social estabelecida.

Fatores como violência doméstica, falta de cuidado e diálogo afetam diretamente a chegada a esse limite. De acordo com dados do estudo, as famílias pesquisadas têm histórias de rejeições, maus-tratos físicos, agressões verbais, violência sexual, uso de álcool e drogas.

Além dos ambientes citados acima, questões familiares, sociais e emocionais estão entre os principais motivos no desenvolvimento de ansiedade na vida dos jovens.

Há muitos fatores que podem causar ansiedade nessa faixa etária. As preocupações características da adolescência, como a aparência, decepção amorosa, popularidade, futuro profissional, autoestima, namoro e identidade, podem ser a causa da ansiedade constante.

A pré-adolescência é indicada por muitos pais como o período mais difícil no relacionamento com os filhos. Apesar de ser um período desafiador para ambos, é essencial criar laços afetivos nesse momento para que os jovens encontrem nos pais a ajuda e conselhos necessários em uma fase de tantas descobertas.

equilibrar a liberdade, estipulando limites; permitir o aprendizado através das “frustrações” inerentes a cada faixa etária; estabelecer, através da empatia, um bom relacionamento, e; manter sempre um canal de diálogo aberto.

Segundo o levantamento, 66% dos jovens desejam conhecer o mundo e quase metade, 47,9%, almeja ser feliz no trabalho.

Foco na empatia e no amor por meio da atenção às questões de igualdade e desigualdade de gênero, cor e raça, o que denuncia uma realidade intolerante e polarizada. Preocupação em acabar com a desigualdade e expectativas de mudança para a construção de um mundo com menos violência e mais respeito.

O Whatsapp é a rede social mais usada pela faixa entre 9 e 17 anos de idade, sendo acessada por 78% desses jovens, em seguida vem o Instagram (64%), o Tik Tok (60%) e o Facebook (47%). O Tik Tok é a rede favorita para as crianças de 9 e 10 anos, utilizada por 35%.

Alguns fatores que se destacam são os sentimentos de tristeza, desesperança e a depressão, ansiedade, baixa autoestima, experiências adversas pregressas, como abusos físicos e sexuais pelos pais ou outras pessoas próximas, falta de amigos e suporte de parentes, exposição à violência e discriminação no ambiente escolar ...

Depressão na adolescência: causas
A depressão na adolescência não tem uma causa única. Na verdade, a doença vem de uma série de fatores internos e externos. Isso inclui genética, doenças crônicas, ambiente em que vive e as pessoas ao seu redor. Abuso, violência ou a sua vulnerabilidade influenciam também.

A ineficiência ou a ausência de programas governamentais para essa área é um dos maiores desafios a serem vencidos. Somado a isso, há também o preconceito em relação ao estigma que prevalece desde os séculos passados em relação ao perfil dos pacientes psiquiátricos.

No Brasil há uma juventude insatisfeita com o cenário atual, desacreditada dos partidos e da política e em busca de repostas. Não interessa aos jovens comparar o passado com o presente, eles têm o olhar voltado para o futuro mesmo em meio às incertezas.

Gerações distintas
Os jovens de hoje em dia estão muito mais inteirados com todo tipo de tecnologia, sendo cada vez mais engajados neste universo. Os jovens de outras gerações eram mais voltados para trabalhos palpáveis. Seu contexto e necessidade eram outros. O dialeto também é algo perceptível.

a muitos jovens quando crescem quando vão para a universidade para o mercado de trabalho. sofrerem muito porque o mundo não é uma máquina de produção de auto estima muito pelo contrário uma outra causa também como resultado de pesquisa e é a a presença da ansiedade associada às redes sociais.