Quais são as características do controle?

Perguntado por: vinfante3 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

Para eficiente e eficaz, o controle precisa possuir as seguintes características,: orientação estratégica para resultados, compreensão, orientação para as exceções, flexibilidade, autocontrole, natureza positiva e incentivadora e clareza e objetividade.

Características do Controle Eficaz

  • Orientação estratégica para resultados. ...
  • Compreensão. ...
  • Orientação rápida para as exceções. ...
  • Flexibilidade. ...
  • Autocontrole. ...
  • Natureza positiva. ...
  • Clareza e objetividade.

O controle tático se baseia fundamentalmente nas informações obtidas no acompanhamento da execução dos planos de ação ou da operação dos programas previamente estabelecidos.

As fases do processo de controle tendem a ser as seguintes:

  1. Fase 1: Estabelecer padrões. ...
  2. Fase 2: Avaliação de desempenho. ...
  3. Fase 3: Comparação de desempenho. ...
  4. Fase 4: Ação corretiva.

Controle é um substantivo utilizado para definir o domínio ou poder de fiscalizar e administrar determinada coisa; ter o controle da situação é dominar ou ter o poder sobre o que está acontecendo.

Em relação ao controle, é correto afirmar que: o controle pode ser de 3 tipos: preventivo, simultâneo e posterior.

Controles burocráticos, gerenciais e objetivos.

Classificação do controle
O controle possui algumas espécies ou classificações que são estabelecidas pela doutrina: Classificação quanto ao momento: prévio, posterior ou concomitante; Classificação quanto à natureza: de legalidade ou de mérito; Classificação quanto à extensão: interno ou externo.

O Princípio de Controle é um dos quatro princípios da Administração Científica segundo Frederick Winslow Taylor. Consiste em controlar o trabalho para se certificar de que o mesmo está sendo executado de acordo com o método estabelecido e segundo o plano de produção.

Sistema composto por: – Componente que deve ser controlada: Processo ou Planta; – Componente que determina o controle: Controlador; – Componente que realiza o controle: Atuador; – Componente que monitora o sistema: Realimentador. Os Sistemas de Controle são representados graficamente por blocos.

Para Gomes e Salas (2001), o controle organizacional pode ser classificado em quatro tipos: Controle Familiar, Controle Burocrático, Controle por Resultados e Controle Ad-hoc, resumidos no quadro 1.

O controle estratégico se desenvolve em três principais etapas: mensurar o desempenho organizacional, comparar o desempenho obtido com objetivos e metas estabelecidos e elaborar o fato-causa-ação conforme ilustrado na Figura 1.

O controle é a função administrativa por meio da qual o desempenho da empresa é avaliado. Fazem parte dele atividades como o acompanhamento das ações, o respeito às normas e aos padrões estabelecidos para a realização de análises e a correção dos problemas identificados.

O “Controle Interno”, expressão para designar o “Sistema de Controle Interno”, pode ser definido como o processo conduzido pela estrutura de Governança, pela Administração e por outros profissionais da organização para apoiá-la no alcance dos seus objetivos.