Quando as dívidas fogem do controle não adianta se desesperar?

Perguntado por: lmata2 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

4) Quando as dívidas fogem do controle, não adianta se desesperar, é momento de fazer as contas e começar as negociações. No entanto, existem algumas estratégias que podem ser feitas no momento da renegociação das dívidas para alcançar os melhores descontos.

Saiba que mesmo uma superdívida tem solução e nós te daremos todos os passos para chegar até ela!

  1. Entenda o verdadeiro tamanho da dívida. ...
  2. Analise com calma e detalhadamente as suas finanças. ...
  3. Corte gastos. ...
  4. Venda alguns bens. ...
  5. Negocie com o credor. ...
  6. Procure órgãos públicos que oferecem apoio aos superendividados.

Em suas falas na Bíblia, Cristo e seus apóstolos deixam claro ser contra as pessoas que se endividam e dão calotes. A dívida no texto sagrado é considerada um motivo de vergonha. É preciso reconhecer que se tem débitos e tratar de colocar todos em dia. Uma boa opção são os feirões de negociações.

Não pagar o empréstimo pode dar cadeia? Não, de acordo com a Constituição Federal, a prisão ocorre apenas em casos que envolvem a falta de pagamento de alimentos. Diante disso, não pagar o empréstimo não é crime, mas dívidas feitas no cartão de crédito, cheque especial, financiamento, empréstimos etc.

Não cabe BO algum, pois não há crime que demande atuação da polícia nesse caso, que não irá cobrar a dívida para você. Se o valor compensar, mova uma ação de cobrança.

Caso você não tenha reservas financeiras ou bens que possam ser vendidos, o melhor caminho é buscar um empréstimo com amigos e familiares para conseguir pagar a dívida. Essa operação pode ser realizada com prazo de carência para iniciar os pagamentos e com juros equivalentes ao rendimento da poupança, de 0,5% ao mês.

Fique de olho, pois o próximo Feirão deverá acontecer em novembro de 2022.

O Feirão Serasa Limpa Nome 2022, inicialmente previsto para terminar na última segunda-feira, 5, teve sua duração prorrogada até o dia 23 de dezembro.

Portanto, se você não tem como pagar uma dívida judicial, terá de recorrer à negociação e parcelamento via justiça, após a negociação. Porém, a Serasa pode ajudar a evitar chegar a essa situação. A Serasa monitora as dívidas ativas por CPF para que o consumidor tenha consciência das dívidas e das ações judiciais.

A dica dos especialistas é juntar todas as dívidas, negociar com bancos, financeiras, cartão de crédito, para fazer um pagamento à vista do valor total do débito. Se este for o seu caso, é possível conseguir descontos de até 80% da dívida com um acordo e pegar um empréstimo para quitar é uma excelente oportunidade.

A consolidação de dívidas é uma estratégia financeira que visa englobar todas as parcelas de contas e empréstimos que você possui em uma única cota de pagamentos. Ou seja, você junta todos os seus débitos e transforma em uma única parcela, a ser paga como quitação total.

Como quitar dívidas? Veja 8 dicas!

  1. Organize seu orçamento. ...
  2. Renegocie suas dívidas. ...
  3. Corte gastos supérfluos. ...
  4. Troque dívidas caras por alternativas mais baratas. ...
  5. Use o dinheiro no controle. ...
  6. Eleja algumas prioridades. ...
  7. Avalie a possibilidade de ter uma renda extra. ...
  8. Considere fazer a consolidação das suas dívidas.

Existe um prazo para prescrição das dívidas? O nosso Código Civil afirma que qualquer dívida prescreve em até 10 anos. Nesse caso, a dívida deixa, sim, de existir. Ou seja, o credor não pode mais efetuar a cobrança.

A ação de cobrança, também chamada de cobrança judicial, é o ato de cobrar uma dívida através da Justiça. Esse tipo de processo garante ao credor a possibilidade de reaver seu dinheiro quando o devedor se recusa a pagar. Após a negociação da dívida, o juiz determina um prazo máximo para o pagamento do débito em aberto.

Qualquer tipo de dívida caduca após 5 anos, mesmo as de cartões de crédito e contraídas de instituições financeiras. Logo, passado esse período, seu nome é retirado da lista dos órgãos de proteção ao crédito.

Salmo 124 - Para afastar dívidas
"Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, ora diga Israel. Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós. Eles então nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém. Senhor, quero sim pedir riqueza, prosperidade e dinheiro para viver bem. Pedimos, Senhor, que não nos deixes faltar o nada para viver bem e próspero. Senhor, aumenta em nós a confiança na tua providência e a boa sorte na vida.

A relação entre dívidas financeiras e o conceito de pecado é mais do que uma coincidência. Tanto o cristianismo quanto o Islã em suas origens caracterizavam a usura (a cobrança de juros excessivos pelo uso do capital) como um pecado.

“Todo credor que tenha emprestado alguma coisa a seu próximo, perdoará o que tiver emprestado. Não explorará seu próximo, nem seu irmão, porque terá sido proclamado um perdão geral em honra de Javé” (Dt 15,2).