Quais são as características físicas e cognitivas do envelhecimento?

Perguntado por: uamorim . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Indivíduos idosos tendem a ter rugas, algumas manchas na pele, mudança da cor do cabelo para cinza ou branco, diminuição da capacidade visual e auditiva, diminuição dos reflexos, perda de habilidades e funções neurológicas diminuídas, como raciocínio e memória, e podem desenvolver doenças como a incontinência urinária ...

Com o passar dos anos, a pele sofre alterações na textura, perde a elasticidade e torna-se flácida. A tensão constante dos músculos da mímica da face, responsáveis pelas expressões de felicidade, tristeza e preocupação, promove o aparecimento de rugas.

Envelhecimento Biológico: Irreversível, sensível a agressões do ambiente. Envelhecimento Funcional: Nível de adaptação no ambiente de acordo com a idade cronológica. Envelhecimento Social: Modificações no comportamento e desempenho de papéis sociais de acordo com sua idade.

A radiação ultravioleta, o excesso de consumo de álcool, o abuso de tabaco e a poluição ambiental, entre outros, são fatores que “aceleram” o trabalho do relógio biológico provocando o envelhecimento precoce.

Atualmente, os especialistas no estudo do enve-lhecimento referem-se a três grupos de pessoas mais velhas: os idosos jovens, os idosos velhos e os idosos mais velhos. O termo idosos jovens geralmente se refere a pessoas de 65 a 74 anos, que costumam estar ativas, cheias de vida e vigorosas.

Os problemas cognitivos incluem dificuldades em muitas áreas: Dificuldade de concentração ou atenção. Perda de memória ou dificuldade para lembrar-se das coisas. Problemas com a compreensão ou entendimento.

São mudanças cognitivas previstas com o envelhecimento, resultado de falhas na comunicação entre os neurônios e da diminuição na capacidade de criar novas conexões.

As condições mentais que mais afetam a terceira idade são a depressão, transtornos de ansiedade (pânico e transtorno de ansiedade generalizada), bipolaridade, esquizofrenia e demência – sendo que o principal tipo é a Doença de Alzheimer, seguida pela Demência Vascular.

– A pele do idoso se torna mais fina, seca e frágil. – Os reflexos diminuem, dificultando o andar e aumentando o risco de quedas. – O sistema imunológico fica menos ativo, aumentando a susceptibilidade a infecções.

Diminuição da água intracelular – desidratação fisiológica (turgor x confusão); •Diminuição da massa celular; •Diminuição do tecido mineral ósseo; •Diminuição da densidade corpórea.

Geralmente o envelhecimento é descrito em cinco fases básicas:

  • Independência.
  • Interdependência.
  • Dependência.
  • Gestão de crises.
  • Fim da vida.

A Organização Mundial de Saúde prioriza 4 pilares para um envelhecimento ativo:

  1. COGNITIVO. “Além dos jogos simples como baralho, dominó, sudoku, é preciso que os idosos aceitem pequenos desafios diários e aprendem algo novo todos os dias. ...
  2. SOCIAL. ...
  3. FÍSICO. ...
  4. APRENDIZAGEM.

Os sinais visíveis do envelhecimento da pele

  • A estrutura da pele muda com o tempo. As rugas são geralmente o primeiro sinal visível dessas mudanças.
  • Um dos sinais da perda de volume é a flacidez na face, gerando áreas com pele solta.
  • Quando a estrutura da pele está comprometida, a perda de densidade fica aparente.

O envelhecimento da pele tem basicamente dois componentes: o envelhecimento intrínseco, decorrente da passagem natural do tempo e o envelhecimento extrínseco, provocado por fatores ambientais que interagem com a pele. Dentre eles, o mais conhecido é o chamado fotoenvelhecimento, causado pela exposição ao sol.