Quais são as cinco correntes do pensamento geográfico?

Perguntado por: hhipolito . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

[...] as principais correntes de pensamento geográfico ou paradigmas da geografia são o determinismo ambiental, o possibilismo, o método regional, a nova geografia e a geografia crítica.

Os estudos geográficos envolvem cinco grandes categorias de análise espacial. As categorias da Geografia são as seguintes: espaço geográfico, paisagem, território, região e lugar.

O expansionismo do Império Alemão, arquitetado pelo primeiro-ministro da Prússia Otto von Bismarck (1815-1898), foi legitimado pelas duas principais correntes de pensamento ratzeliano, o determinismo geográfico e o espaço vital (espaço necessário à sobrevivência de uma dada comunidade).

Trata-se das chamadas categorias da Geografia. Os principais conceitos da Geografia, nesse sentido, são: lugar, paisagem, região e território.

A Geografia divide-se em Geografia Geral e Geografia Regional, a fim de facilitar a compreensão do estudo geográfico.

A Geografia Tradicional é uma corrente de pensamento pautada na vertente filosófica positivismo que Segundo Moraes (2007, p.

Segundo historiadores e pensadores, Alexander Von Humboldt e Karl Ritter são os fundadores da ciência geográfica moderna. A Alemanha é o berço das primeiras metodologias e correntes do pensamento geográfico. A partir do início do século XIX temos a sistematização do conhecimento geográfico.

Mesmo que admita a influência do meio sobre o homem, a escola possibilista afirma que o homem, como ser racional, é um elemento activo e, portanto, tem condições de modificar o meio natural e adaptá-lo segundo suas necessidades.

A VERTENTE HUMANISTA NA CIÊNCIA GEOGRÁFICA
A Geografia Humanista procura um entendimento do mundo humano através do estudo das relações das pessoas com a natureza, do seu comportamento geográfico, bem como dos seus sentimentos e ideias a respeito do espaço e do lugar (TUAN, 1982).

EIXO 1: Lugares e Modo de Vida; EIXO 2: O lugar vivido e o lugar mundo; EIXO 3: Linguagens e a representação de lugares e pessoas; EIXO 4: Deferentes ambientes e diferentes pessoas.

A Geografia crítica é uma ramificação ou uma linha de pensamento da ciência que presa pela análise do espaço cultural, aquele construído pelo homem, além de todas as relações sociais (campo x cidade, cultura, economia, guerras, etc.).

Vamos apenas relembrar as principais características da Geografia Positivista: redução da realidade ao mundo dos sentidos, existência de um único método de interpretação, comum a todas as ciências, a Geogra- fia é uma ciência de síntese.

Paul Vidal de La Blache

Paul Vidal de La Blache (1845-1918) foi um geógrafo francês e um dos nomes mais lembrados no que se refere à história do pensamento geográfico. Sua obra é bastante reconhecida por ser fundadora da corrente de pensamento que veio a ser denominada por Possibilismo, em oposição ao Determinismo Geográfico alemão.

Essa teoria foi elaborada pelo filósofo Auguste Comte (1798-1857), que, influenciado pelo iluminismo francês, elaborou uma teoria política, social e científica que apostou em uma marcha progressiva constante da sociedade.

Ramos da geografia

  • Geografia física.
  • Geografia humana.
  • Geografia ambiental.
  • Geografia matemática.
  • Geografia regional.