Quais são as cores da conta de Obaluaê?

Perguntado por: amenezes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Cores de Obaluaê: preto, vermelho e branco. Obaluaê no Sincretismo: São Roque – santo da Igreja Católica padroeiro dos enfermos, vítimas de peste e dos cirurgiões. São Lazaro – o protetor dos leprosos e dos mendigos, que mesmo carregando diversas chagas em seu corpo não deixou de ter fé.

Seus instrumentos são a lança, indicando sua ligação com a guerra (já que quando humano era um guerreiro), uma pequena cabaça com feitiços para dar às pessoas que estão doentes e o xaxará (Sàsàrà), espécie de cetro de mão, feito de nervuras da palha do dendezeiro, enfeitado com búzios e contas, em que ele capta das ...

Obaluaiyê ou Omolu, em sua forma velha, é o Orixá protetor contra as doenças epidêmicas e de pele. Para ter sua proteção, use às segundas-feiras roupas ou peças pretas, vermelhas e brancas e ofereça-lhe pipocas estouradas na areia de praia. Seus números para sorte: 5, 7 e 13.

A imagem dele sempre aparece com um cachorro que lambia suas feridas, por isso é considerado também o protetor dos animais. Pode ser sincretizado também com São Roque e São Bento.

Omolu: Ônix, que melhora a saúde física e mental e ajuda no campo profissional. Nanã: Ametista, que proporciona sabedoria, generosidade e ajuda em decisões.

As representações relacionadas às quizilas podem também representar os atributos dos orixás: o abacaxi, por exemplo, enquanto fruto rugoso, é quizila de Omolu, pois representa as chagas do corpo deste orixá, marcado pela varíola; os animais que rastejam não podem ser consumidos pelos filhos de Oxumarê, orixá cobra etc.

Alguns Exus de Obaluayê:
Exu das Almas, Exu Caveira (Omulu/Obaluayê), Exu Bananeira, Exu Molambo, Exu Porteira, Exu Sete Porteiras, Exu do Lodo (de Obaluayê,Yemanjá e Nanã).

Obaluaê é o orixá da transformação, por isso se usa velas brancas e pretas, como sinal de transformação, passagem, mudança.

pipoca

“A comida de Obaluaê é a pipoca, porque pipoca não se faz sem óleo, e óleo quente não se faz rápido. Pipoca precisa de tempo e de silêncio para funcionar”, sinaliza a historiadora.

Fala-se em Obaluaê ou Omolu, pois genericamente na Bahia e no Brasil pode-se chamar a mesma entidade com os dois nomes.

Tal evento mataria qualquer um rapidamente… Por isso, ele sempre se apresenta vestido com as roupas de palha de Filá e Azé, e curvado, como quem sente intensa dor e sofrimento. Orixá Obaluaê é senhor dos espíritos, mediador entre o mundo material e espiritual.

Além disso, esse orixá também cuida e protege os pobres e os doentes, porque ele conhece a dor de carregar uma enfermidade e não deseja que ninguém passe por tal situação. Por isso é que Obaluaê também é uma entidade de cura.

CABOCLOS DE OBALUAÊ
Arranca Toco, Acuré, Aimbiré, Bugre, Guiné, Giramundo, Yucatan, Jupurí, Uiratan, Alho d'Água, Pedra Branca, Pedra Preta, Laçador, Caboclo Roxo, Grajaúna, Bacuí, Piraí, Surí, Serra Verde, Serra Negra, Tira Teima, Folha Seca, Sete Águias, Tibiriçá, Viramundo, Ventania, etc.

Obaluaê era filho de uma divindade chamada Nanã, mas foi rejeitado por sua mãe e quem o criou foi Iemanjá. A rejeição se deu porque ele era muito feio, manco e tinha o corpo coberto de feridas.

ODI. Odu regido por Obaluaê com influência de Exu. Pessoas ambiciosas, inteligentes e costumam ser vitoriosas em suas profissões.

Segunda-feira, por exemplo, é dia de Exu e Omolu. Omolu, também chamado de Obaluaiê, é o mais temido dos Orixás, pois comanda as doenças e a saúde, em suas mãos estão a enfermidade e a cura.

Continuar lendo Como Obaluaê morreu?