Quais são as desvantagens do saque aniversário?

Perguntado por: dsantana4 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 11 votos

Quando você opta pelo Saque Aniversário, mesmo quando não faz a antecipação, perde a possibilidade de sacar o saldo integral da sua conta do FGTS em caso de demissão sem justa causa durante 2 anos. Porém, a multa de 40% em caso de desligamento é mantida para o saque.

Taxa de juros baixa
Outra vantagem da antecipação do saque FGTS é a taxa de juros baixa. Essa taxa competitiva é asseguradamente mais baixa, porque o empréstimo do saque aniversário é muito seguro para quem solicita e também para quem empresta.

Como desativar o saque aniversário? Você pode solicitar a mudança da modalidade a qualquer momento, através dos mesmos canais de adesão: site da Caixa, aplicativo FGTS ou indo presencialmente em uma agência da Caixa Econômica de sua preferência.

Consequências de perder o prazo do saque-aniversário do FGTS
A portabilidade ainda fica disponível, mas com alterações, como: Trabalhador não receberá a parcela nesse mesmo ano, mas no ano seguinte; Não será possível pedir a antecipação por meio do empréstimo, já que o saldo estará bloqueado.

Quem faz saque-aniversário pode sacar FGTS? O empregado que optar pela modalidade do saque-aniversário, automaticamente ficará com o saque-rescisão suspenso. Logo, ao escolher essa modalidade, o único saque a que o cidadão tem direito é o saque-aniversário, dentro do prazo adequado.

Sim, a restrição de saldo não afeta o recebimento da multa rescisória no caso de demissão sem justa causa. Dessa forma, quem fez empréstimo saque-aniversário pode sacar a multa rescisória sim! Se eu optar pelo saque-aniversário e for demitido, perco o seguro-desemprego?

Taxa de juros de 1,79% ao mês.

Trabalhadores que optaram por antecipar o saque-aniversário também poderão sacar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), se forem demitidos, segundo declaração de Luiz Marinho, ministro do Trabalho, ao SBT News.

Caso o saldo bloqueado do FGTS seja por conta de empréstimo (por antecipação do saque-aniversário), a conta só é desbloqueada após a dívida ser quitada. Para isso, você pode antecipar as parcelas da dívida e terminar de pagar antes do prazo determinado.

O trabalhador que optar pelo Saque-Aniversário do FGTS pode, por meio do aplicativo do FGTS, solicitar o retorno à modalidade Saque-Rescisão, desde que não haja operação de antecipação contratada.

25 meses

É preciso esperar por 25 meses depois de solicitar o cancelamento. Neste tempo, o segurado ainda recebe os valores do saque aniversário.

Se está bloqueado por determinação judicial, será desbloqueado com a quitação da dívida e emissão de ordem judicial. Se está bloqueado por empréstimo, o desbloqueio ocorre em até 7 dias após o pagamento da dívida.

Pode financiar sim, só não poderá utilizar o saldo que conter o cadeado.

Com esse saque, você pode perder o direito de sacar os valores em caso de demissão no momento do desligamento, apenas no ano seguinte se houver saldo e apenas 40% do valor dele. Ele também não impede o direito de seguro-desemprego oferecido pelo governo.

Isto porque quem aderiu ao programa se for demitido, não poderá sacar o seu saldo restante do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) durante dois anos. Além disso, os trabalhadores só receberão a multa de 40% do FGTS quando for demitido sem justa causa.

Sim! Você tem direito ao seguro-desemprego mesmo que opte pelo saque aniversário do FGTS.

Vale lembrar que, no Saque-Aniversário, o saldo do FGTS fica bloqueado se você for demitido sem justa causa e quiser sacar o dinheiro. Neste caso, você fica apenas com o valor da multa rescisória. Além disso, se você quiser mudar para a modalidade do Saque-Rescisão, precisa esperar um período de dois anos.