Qual a ave que não tem moela?

Perguntado por: mbarros . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Já as aves carnívoras apresentam moela e papo praticamente inexistentes, uma vez que o alimento capturado é mais mole e não necessita ser macerado.

A moela é considerada um estômago muscular, responsável pela trituração e maceração só alimento (mastigação).

Logo depois do papo, encontra-se um estômago dividido em duas partes, chamadas de proventrículo e moela.

A função da moela é massagear mecanicamente e triturar o alimento, reduzindo seu tamanho e aumentando a área de absorção. Também serve como local de ação do ácido clorídrico e da pepsina, que foram adicionados ao alimento na passagem pelo proventrículo.

É apreciada e bastante consumida no Paraná e em Santa Catarina, principalmente durante a temporada de inverno. Famosa pelas ovas (com as quais se faz a bottarga), a tainha é a única espécie que tem a moela, órgão digestivo encontrado nas aves.

Moela. A moela, segunda parte do estômago, é responsável pela trituração dos alimentos.

Seu objetivo é promover a digestão mecânica dos alimentos. Por esse motivo, ela é chamada também de estômago muscular..

A moela é um órgão em formato de bolsa que usa fluidos digestivos e pedaços de areia e cascalho para moer e dissolver todo o tecido utilizável a partir da presa. Os tipos de tecido que podem ser dissolvidos pelo sistema digestivo de uma coruja incluem: músculo, gordura, pele e órgãos internos.

Na parte anterior da caixa torácica das aves, vemos uma dilatação do osso esterno, formando uma estrutura chamada de quilha ou carena. Essa estrutura é uma adaptação das aves para a implantação dos músculos fundamentais ao voo.

Entre os benefícios do consumo da moela de frango estão um percentual de proteínas satisfatório, além de um baixo teor de lipídios totais. Podemos citar ainda, entre os nutrientes presentes na moela, vitaminas e minerais, sendo uma excelente fonte de ferro.

As aves precisam dessas pedras justamente por não possuírem dentes e precisarem quebrar os alimentos para facilitar a digestão, já que o tubo digestivo desses animais são muito curtos se comparados com outros animais.

O coração das aves apresenta quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos) que se encontram completamente separadas; e suas hemácias são nucleadas (apresentam núcleo) e ovais, diferentemente dos mamíferos.

Depois de armazenado no papo, o alimento é triturado na moela, uma acentuada dilatação do tubo digestivo da minhoca em forma de sino voltada para trás, que o transforma numa massa semi-líquida, antes de desembocar no intestino, para se submeter à digestão, sob forte ação enzimática, e absorção.

As aves granívoras apresentam moela e papo altamente desenvolvidos para ajudar na trituração e digestão de sementes, ou alimentos duros.

O fígado participa também da regulação do volume sanguíneo, possui importante ação antitóxica contra substâncias nocivas ao organismo como o álcool, a cafeína, gorduras, etc. O pâncreas é um órgão localizado entre o baço, o duodeno e o intestino e fica atrás do estômago.

A resposta correta é que depende da quantidade ingerida. Se ingerirmos apenas uma pequena porção, a moela de frango não possui um alto valor calórico, no entanto, se consumirmos uma quantidade razoável desse alimento, ela pode ser sim bastante calórica, ainda mais se considerarmos os seus possíveis acompanhamentos.