Quais são as piores semanas de enjoo na gravidez?

Perguntado por: idias6 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

As semanas mais intensas de enjoo costumam ser no primeiro trimestre da gravidez, sendo assim, até a 12ª semana. Após o terceiro mês de gestação, eles costumam ficar mais leves e, por volta do quinto mês, terem bem menos ocorrência.

O mal-estar costuma desaparecer no final do primeiro trimestre da gestação, porém, você precisa saber que algumas gestantes chegam a ter esse sintoma durante toda a gravidez.

É norma. Os enjoos (e por vezes os vómitos) são normais na primeira fase da gestação. Entre 50% e 70% das mulheres grávidas sofrem-nos durante o primeiro trimestre. São perfeitamente "normais" e não indicam que algo esteja a correr mal.

Limão, laranja, acerola, abacaxi amenizam os enjoos e também fortalecem o sistema imunológico.

Vale diminuir o consumo de sanduíches, salgadinhos, tortas, bolos, pão de queijo, batata, pães e guloseimas em geral. Além de mais pesados, esses alimentos são de digestão lenta, exigindo muito do organismo.

Mas podem ocorrer em qualquer horário. As semanas mais intensas de enjoo costumam ser no primeiro trimestre da gravidez, sendo assim, até a 12ª semana. Após o terceiro mês de gestação, eles costumam ficar mais leves e, por volta do quinto mês, terem bem menos ocorrência.

Primeiro trimestre
Ele abrange as 12 primeiras semanas de gravidez, e é justamente nessa fase que o sono é mais forte. Como falamos, tudo se deve aos altos níveis hormonais, além de toda a transformação interna do organismo, o que demanda muita energia.

De acordo com uma pesquisa da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, a gestação de um menino, dá mais fome na grávida do que a gestação de uma menina.

Dê preferência aos alimentos mais secos, como torradas, pães, bolachas e biscoito (sem recheios). A consistência desse tipo de alimento auxilia no controle da sialorreia (aumento da produção de saliva), um dos sintomas comuns durante a náusea.

O vômito excessivo prejudica o bebê? Em geral não há consequências do excesso de vômito para o bebê, mas embora sejam raras, podem ocorrer algumas situações como o bebê nascer com baixo peso, ter um parto prematuro ou desenvolver um baixo QI.

Frutas. Maçã e banana são exemplos de frutas relacionadas à melhora de sintomas de enjoo, segundo a ciência. Isso porque elas possuem uma consistência agradável, mesmo para quem está nauseado, além de um sabor adocicado e crocante, que são características ideais para o paladar de pessoas com enjoo.

Os alimentos frios como iogurte, gelatina, picolé de fruta ou saladas ajudam a aliviar o enjoo na gravidez, além de serem leves e de fácil digestão, pois durante a gravidez a digestão é mais lenta devido às alterações hormonais, o que pode provocar mais enjoo.

A falta de apetite é um sintoma normal durante a gravidez, especialmente durante os primeiros meses. Apesar de muitas mulheres terem presente ser mais comum o aumento de apetite e ficarem, por isso, preocupadas, a verdade é que ambas as condições são manifestações normais.

Como o enjoo está associado à produção de hCG ele tende a se iniciar com 5 ou 6 semanas, apresentar um pico entre 8 e 10 semanas e, a partir de então, reduzir. Deve desaparecer completamente em cerca de 16 semanas, muito embora costume cessar antes deste período.

Sucos de caixinha, néctares, com excesso de adição de açúcar não são recomendados. O bebê está nos seus primeiros mil dias de vida e, por isso, depende ainda mais dos nutrientes da mãe para se desenvolver.

O limão é uma fruta rica em vitamina C e seu consumo é bastante seguro durante a gravidez. Ele pode ser utilizado para produzir sucos ou temperar alimentos como saladas, por exemplo.

Temperos e especiarias proibidas na gravidez

  1. Noz-moscada. Esse ingrediente contém uma substância chamada miriscina , que pode causar problemas de saúde quando consumida em excesso. ...
  2. Pimenta-caiena. ...
  3. Canela. ...
  4. Cominho. ...
  5. Alcaçuz. ...
  6. Erva-doce. ...
  7. Tomilho. ...
  8. Sálvia.

Em tese, as grávidas podem comer todas as frutas que desejarem, inclusive é indicado que elas façam parte da sua dieta para gestante, pois são fontes de importantes nutrientes. A indicação, no entanto, é para não comer frutas e vegetais mal lavados.

A gravidez de uma menina dá mais enjoo que a de um menino
Segundo pesquisa realizada pela revista New Science, mulheres grávidas de meninas tendem a ter maior probabilidade de sofrer enjoos fortes ou com maior frequência no começo da gravidez.

A melhor forma de saber se a gestação está evoluindo de modo normal é mesmo com a realização de uma ultrassonografia obstétrica trans-vaginal onde poderá ser visualizado o embrião com batimentos cardíacos presentes em torno da sétima semana de gestação, ou seja, após um atraso menstrual de 3 semanas, 21 dias.

O homem pode apresentar sintomas similares aos que a mulher sente durante a gravidez. Isso se chama Síndrome de Couver, e, quando acontece, os faz ganhar peso, ter enjoos e até sentir as dores de contrações do parto. Isso só mostra o grande envolvimento do marido na gravidez, e não um problema de saúde.