Quais são as principais características do violão?

Perguntado por: edomingues . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Comumente, possui 6 cordas, mas pode ter mais dependendo do estilo pretendido pelo músico. Essas cordas normalmente são de naylon, mas também podem ser de aço, e são enumeradas partindo da nota mais aguda à mais grave, de baixo para cima.

Hoje o violão é muito usado na música popular como em grupos de choro, MPB, rock, sertanejo, mas também pode ser utilizado para tocar música clássica.

Através de estudos constatou-se que a primeira forma de violão foi o “alaúde árabe”. Levado pelos muçulmanos para a península Ibérica ganhou destaque no período do Renascimento. Este instrumento era formado por três pares de cordas e era tocado com um plectro, semelhante ao que conhecemos hoje como “palheta”.

A guitarra é um instrumento musical, originalmente fabricado em vários tipos de madeira. Caracteriza-se por ser um instrumento que varia de seis à doze cordas, possuindo uma caixa de ressonância para reproduzir o som.

O violão acústico comum tem 6 cordas de diâmetros diferentes. Se você mexer num violão afinado, vai perceber que, quanto mais grossa a corda, mais grave é o som dela.

Hoje em dia, as cordas de náilon são muito utilizadas. São cordofones a harpa, o violão, o violino, o koto, o cavaquinho, entre outros.

Os instrumentos de corda, como o violão, produzem sons a partir da vibração de suas cordas. Quando vibra, a corda desses instrumentos faz com que o cavalete também oscile, fazendo com que seu tampo vibre, produzindo o som audível.

Em 1832, Louis Panormo construiu um instrumento muito próximo ao que conhecemos hoje como violão clássico, embora menor e com cintura mais acentuada. Em 1859, o luthier espanhol Antonio de Torres Jurado criou o instrumento que atualmente define sua história, tendo se tornado o violão clássico.

O violão se consolidou na música popular brasileira ao assumir o papel de um importante instrumento de base harmônica, que hoje serve de acompanhamento para os principais gêneros da MPB. Mas o universo que permeia esse instrumento é bem mais abrangente.

Quando os portugueses se depararam com a “guitarra” (Espanhol), viram que ela era igual à sua viola, sendo apenas um pouco maior. Então colocaram o nome do instrumento no aumentativo, ou seja, de “Viola” passou a ser chamado de Violão

Quando chegou ao Brasil trazido pelas naus Portuguesas, era um instrumento de cordas duplas (chamado viola) e de pequeno porte. Passados três séculos, ganhou a forma de um oito, aumentou de tamanho passando a se chamar violão. As 10 cordas duplas deram lugar a 6 cordas simples.

Localização das notas no instrumento
As notas indicadas são C = dó, D = ré, E = mi, F = fá , G = sol, A = lá.

Em todo instrumento musical podem-se distinguir três partes principais: a que reproduz o som, que pode ser um tubo, corda, membrana etc.; a parte que ressoa, amplificando o som, que pode ser uma caixa harmônica ou todo o instrumento; e o mecanismo ou parte do instrumento que modifica o som de acordo com a vontade do ...

Violão para estilos diferentes? Na verdade não muda muita coisa. Algus violões têm 20 casa, outros 21. Isso seria apenas uma nota aguda a mais ou a menos.

Sendo um instrumento musical de sopro, possui estética produzida com vários tipos de madeira, ela possui um formato de tubo com alguns buracos em sua estrutura. Ela funciona quando o vento produzido no sopro atravessa seu tubo e vibra com a passagem do ar através dos pequenos furos que ela possui.

Os 7 modelos de violão mais famosos

  • Violão Clássico. O Violão Clássico é o violão mais usado pela maioria dos artistas, de diferentes estilos musicais. ...
  • Violão Folk. ...
  • Violão Flat. ...
  • Violão Jumbo. ...
  • Violão 7 Cordas. ...
  • Violão 12 Cordas. ...
  • Violão Vazado.