Quais são as principais Ciências Sociais?

Perguntado por: usales9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Ainda hoje as ciências sociais são divididas em três áreas: a antropologia, voltada para o estudo da diversidade cultural e da dimensão simbólica da vida social; a ciência política, centrada nos temas do poder e a sociologia, voltada para o estudo das relações em sociedade.

As ciências sociais é um conjunto de disciplinas que estuda o comportamento social dos indivíduos. As principais ciências sociais é a: Sociologia, Antropologia, Ciência Politica e a Economia.

2) O objeto de estudo das Ciências Sociais
É o estudo das origens, do desenvolvimento e da organização das sociedades e culturas. O cientista social estuda os fenômenos, as estruturas e as relações que caracterizam as organizações sociais, culturais, econômicas e políticas.

As Ciências da Humanas e Sociais são áreas que estudam a humanidade e sua sociedade. Exemplos incluem antropologia, história, direito, psicologia, sociologia, filosofia, ciência política, economia, serviço social, comunicação, teatro, religião e teologia.

As Ciências Sociais – antropologia, ciência política e sociologia – ajudam a administrar a vida em sociedade. Basicamente, são importantes na definição do diagnóstico dos principais problemas sociais, na mensuração da dimensão desses problemas, na elaboração de políticas públicas e sua implementação.

As Ciências Sociais possuem um papel essencial para compreender a importância das questões culturais e comportamentais dos indivíduos e dos grupos para a sociedade. Com estudos em cima disso, é possível identificar problemas sociais, investigar e propor soluções que colaborem com o desenvolvimento das comunidades.

Em resumo o método das ciências sociais é o mesmo das •ciências não sociais: a observação e a generalização. A diferença que existe entre a observação do sociólogo e a do químico, do botânico, ou biologista, se resume no seguinte. Primeiro, note-se, os fatos sociais são mais complexos que os outros.

Um dos grandes desafios das ciências sociais e organizacionais é contribuir com a elucidação de problemas sociais cujas fronteiras mesclam aspectos do senso comum, do âmbito acadêmico e das políticas públicas.

A falta de conhecimento das pessoas sobre os trabalhos científicos desenvolvidos, principalmente nas universidades, é um desses desafios, o que faz com que os impactos gerados por essas pesquisas não sejam de conhecimento da população.

O grande desafio está na própria humanidade, em reconhecer como apropriou da ciência e da tecnologia, o que se fez dela; e como se apropriará das inovações tecnológicas. Além de reconhecer os impactos devastadores produzidos pela relação voltada estritamente para o poder e o lucro.

Indagar, questionar e refletir. Afirmar, negar e construir o novo. Conhecer, entender e ampliar a consciência. Esses são os contributos das ditas ciências sociais e humanas para a sociedade.

Max Weber

As ciências naturais, como Física, Química, Biologia tentavam dar conta dos fenômenos naturais, enquanto a Psicologia tentava entender a mente humana; mas não havia uma ciência que analisasse a sociedade como um todo. Isso mudou com o pesquisador alemão Max Weber, considerado o pai da Sociologia.

O principal fator social que conduz ao surgimento deste campo de conhecimento foi a Revolução Industrial e suas consequências, como a divisão do trabalho e o processo de urbanização.

São elas: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino religioso.

As ciências naturais se ocupam com o estudo da natureza e seus fenômenos, incluindo Biologia, Física, Química, Geografia, Astronomia etc. As ciências sociais se concentram no estudo do comportamento humano, incluindo Psicologia, História, Antropologia, Ciências Políticas, entre outras.

Quais são as áreas do conhecimento?

  • matemática;
  • ciências da natureza;
  • linguagens;
  • ciências humanas.

E as principais áreas de atuação são:

  • Pesquisa Científica. Você vai ser pesquisador! ...
  • Educação. O cientista social pode seguir a carreira acadêmica e dar aulas em instituições de ensino básico, médio e superior. ...
  • Consultoria. ...
  • Projetos. ...
  • Humanidades Digitais. ...
  • Audiovisual.

As opções de cursos para quem gosta de Ciências Sociais Aplicadas

  • Jornalismo.
  • Publicidade e Propaganda.
  • Relações internacionais.
  • Direito.
  • Administração.
  • Ciências Contábeis.
  • Economia ou Ciências Econômicas.

Comparando com as disciplinas trabalhadas na escola, as Ciências Humanas se referem aos conteúdos de história, geografia, sociologia, filosofia e literatura.

O cientista social é o profissional que estuda os fenômenos, as estruturas e as relações características das organizações sociais, culturais, econômicas e políticas. Além disso, ele consegue analisar movimentos e conflitos sociais, a construção das identidades e a formação das opiniões.