Quando falamos em polissemia conceitual nas ciências sociais Estamos falando de?

Perguntado por: umaciel7 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

O texto do enunciado trata sobre a polissemia nas ciências sociais que diz respeito aos diversos significados que uma palavra poderá ter a depender do contexto. Isso é basante comum no âmbito das ciências sociais na medida em que esses conceito são subjetivos e cabem interpretações diversas.

A polissemia nas Ciências Sociais/humanas deve ser usada de maneira a promover o desenvolvimento do ambiente organizacional, com isso, deve - se promover essa ação com base na educação inclusiva com auxílio de práticas pedagógicas.

Uma única palavra pode apresentar vários sentidos. Polissemia é como nomeamos o fenômeno linguístico em que uma mesma palavra tem dois ou mais significados. Já a homonímia está relacionada à existência de termos (polissêmicos ou não) que possuem mesma pronúncia e/ou grafia.

Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original. As palavras polissêmicas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas.

É um meio utilizado por quem escreve, ou por quem fala, para melhorar a expressividade de um texto literário. Quando é empregada em uma frase, faz com que esta se torne mais eloquente para os que a leem ou ouvem.

A polissemia é quando algumas palavras apresentam mais de um sentido, além do sentido original em uma frase ou oração. Portanto, em um texto que possui mais de dois sentidos, tem-se um exemplo de polissemia.

As Ciências Humanas estudam as complexidades e peculiaridades da sociedade humana, procurando compreender suas relações, suas criações e os fenômenos sociais, históricos e culturais que a compõem.

A área das Ciências Humanas e Sociais tem como foco o estudo do ser humano enquanto indivíduo e como parte da sociedade. É um campo do saber que estuda as relações das pessoas com os meios ambiente, social, cultural e político.

O ponto comum entre essas disciplinas é o objetivo de desvendar as complexidades da sociedade humana, do aparelho psíquico e de suas criações, ou seja, têm o ser humano como seu objeto de estudo ou o seu foco.

Para que um conhecimento possa ser considerado científico, torna-se necessário identificar as operações mentais e técnicas que possibilitam a sua verificação (GIL, 2008). Ou, em outras palavras, determinar o método que possibilitou chegar a esse conhecimento.

Lista de palavras Polissêmicas

  • Vela: o ato de velar ou a vela de acender.
  • Boca: fiquei de boca aberta ou a boca do corpo humano.
  • Letra: grafia, alfabeto.
  • Dama: origem do francês dame. ...
  • Cabeça: origem do latim capitia. ...
  • Banco: origem do germânico Banki. ...
  • Gato(a): origem do latim Cattus.

Agora a importância é que as palavras que têm vários significados é que elas diminuem a quantidade de palavras que existem na língua portuguesa, existem muitas, muitas, muita palavras na língua portuguesa, e ter uma palavra só com o mesmo significado diminui a quantidade de palavras, bem mais prático.

2 sinônimos de polissêmica para 1 sentido da palavra polissêmica: Que apresenta várias significações: 1 multívoca, plurívoca.

Polissemia é um fenômeno linguístico caracterizado pela existência de um termo que apresenta mais de um significado. A palavra “língua”, por exemplo, pode significar um órgão ou um idioma, de acordo com o contexto em que é empregada.

Homônimas são palavras que têm a mesma pronúncia e, às vezes, a mesma grafia, mas significação diferente. Polissemia uma palavra pode ter mais de um significado. A esse fato lingüístico, dá – se o nome de polissemia.” 2.

A palavra “polissemia”, do grego polysemos (poli = muitos, sema = significados), significa “algo que tem muitos significados”. Sendo assim, polissemia é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos.