Quais são as principais proteínas plasmáticas?

Perguntado por: llessa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

As proteínas plasmáticas são aquelas contidas no plasma sanguíneo, junto de outras células como hemácias e leucócitos. São elas: A albumina, globulinas e fibrinogênio.

As proteínas plasmáticas são classificadas em dois tipos: albumina e globulinas. A albumina representa 55% a 65% do total e mantém a pressão osmótica do sangue, impedindo a passagem excessiva da água para os tecidos. Muitas moléculas pequenas são transportadas no sangue ligadas à albumina.

As proteínas plasmáticas totais ou PPT referem-se a todas as proteínas do plasma, que são compostas pela albumina e pelas globulinas. As determinações das proteínas plasmáticas totais em acompanhamento ao hemograma são úteis para avaliação dos líquidos e eletrólitos, e ainda no diagnóstico de anemia.

7%

As proteínas presentes no plasma corresponde aproximadamente 7% de sua composição e são muito importantes para o transporte de substâncias, coagulação sanguínea e defesa do organismo.

Componentes

  • Plaquetas : Asplaquetassão células que participam do processo de coagulação. ...
  • Leucócitos: Osleucócitossão glóbulos brancos. ...
  • Hemácias: Ashemáciassão glóbulos vermelhos do sangue. ...
  • Plasma: Oplasmaé um líquido amarelo claro que representa 55% do volume total de sangue.

Os principais componentes da membrana plasmática são os lipídios (fosfolipídios e colesterol), as proteínas e os grupos de carboidratos que estão anexados a alguns lipídios e proteínas. Um fosfolipídio é um lipídio composto por glicerol, duas caudas de ácido graxo e uma cabeça com um grupo de cadeias de fosfato.

As proteínas transportadoras podem ser agrupadas em três classes: canais, carreadores e bombas (Figura 3). Figura 3. Mecanismos de transporte de moléculas através das membranas biológicas: (a) Difusão através da matriz lipídica; (b) Canais; (c) e (d) Carreadores e (e) Bombas eletrogênicas.

As proteínas podem ser classificadas em globulares e fibrosas. As proteínas globulares são aquelas que possuem formas esféricas e são dobradas várias vezes. As proteínas fibrosas apresentam formato de fibra alongada.

Confira abaixo uma lista com exemplos de alimentos proteicos de origem animal.

  • Atum.
  • Camarão.
  • Carne vermelha.
  • Frango.
  • Ovos.
  • Peru.
  • Porco.
  • Iogurte.

A Relação Albumina:Globulina (A/G) é o resultado da divisão do valor da Albumina pelo valor da Globulina. Essa relação adquire importância nas infecções, quando ela se altera, invertendo-se os valores pelo aumento que ocorre na concentração das imunoglobulinas, especialmente as gamaglobulinas.

A albumina é uma proteína produzida naturalmente pelo fígado humano, mas que também pode ser encontrado em alta quantidade no leite e na clara do ovo. Sua principal função é manter constante os níveis de líquido nos vasos sanguíneos.

Elas têm funções no transporte de metais, lipídeos e bilirrubina, bem como papel na imunidade (fração gama). As globulinas são indicadores limitados do metabolismo protéico, tendo mais importância como indicadores de processos inflamatórios.

A albumina é a proteína em maior quantidade e está relacionada com o equilíbrio osmótico.

A trombina converte o fibrinogênio, um fator de coagulação do sangue normalmente dissolvido nele, em longos filamentos de fibrina, que são projetados do tampão de plaquetas e formam uma malha que captura mais plaquetas e células sanguíneas.

No plasma encontramos íons, como o sódio, potássio, cálcio e magnésio; proteínas, como albuminas e anticorpos; e várias substâncias que são transportadas pelo sangue, como glicose, vitaminas, hormônios, gases respiratórios e resíduos do metabolismo. Essa porção do sangue apresenta uma coloração amarelada.

Leucócitos: tipos e funções

  • NEUTRÓFILOS: Responsáveis pela proteção contra infeções bacterianas. ...
  • EOSINÓFILOS: Responsáveis pela defesa contra parasitas e pelo fenómeno da alergia.
  • BASÓFILOS: Permitem a dilatação dos vasos sanguíneos.
  • LINFÓCITOS: Responsáveis pela produção de anticorpos. ...
  • MONÓCITOS:

O sangue é composto de plasma e de células. O plasma é constituído, em sua maioria, de água e proteínas. As células do sangue são: os glóbulos vermelhos (eritrócitos ou hemácias), os glóbulos brancos (leucócitos) e as plaquetas.

A cor vermelha do sangue vem das células chamadas de hemácias ou glóbulos vermelhos. E eles são vermelhos porque dentro deles existe uma proteína chamada hemoglobina, que tem átomos de ferro na sua estrutura. É essa proteína, a hemoglobina, ligada a átomos de ferro, que dá a cor vermelha ao sangue.

As proteínas presentes na estrutura da membrana plasmática desempenham uma série de funções importantes para a célula, estando relacionadas, por exemplo, com o transporte de substâncias, comunicação entre células vizinhas e atividades enzimáticas.

Além dos lipídeos, a membrana plasmática apresenta proteínas que podem ser periféricas (não penetram na membrana) ou integrais (atravessa a membrana ou penetram no interior de uma das metades). Elas atuam principalmente no transporte de substâncias para dentro e para fora da célula.

A proteína integral está realmente dentro da membrana. Como resultado, é muito difícil de removê-la. Já as proteínas periféricas se ligam e se removem da membrana celular ou de outras proteínas. Elas geralmente participam de diferentes processos celulares.