Quais são as três categorias principais da triagem?

Perguntado por: imarinho . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

É caracterizada por três categorias essenciais sendo estas: “emergente (doença ou lesão de risco de vida ou com risco potencial que exige o tratamento imediato), imediato (lesão ou doença não-aguda sem risco de vida) e urgente (doença ou lesão secundária que necessita de tratamento em nível de primeiros socorros).

Por meio da avaliação inicial do paciente, que inclui a checagem dos seus sintomas, a verificação de sinais vitais e a medição da sua escala de dor e temperatura, o enfermeiro ou médico responsável classifica o quadro clínico de acordo com o fluxograma padrão do protocolo.

Vermelho: representa emergência, com atendimento imediato a pacientes com risco iminente de morte. Laranja: muito urgente, com paciente grave e atendimento necessário em 10 minutos. Amarelo: urgente, com gravidade moderada. Paciente deve ser atendido em até 60 minutos.

A triagem tem como finalidade avaliar a condição do paciente descrevendo o grau de gravidade, ou seja, se a situação atual coloca sua vida em risco, portanto, determinando assim se há necessidade de tratamento imediato para aliviar os sintomas.

Group screening (Triagem em grupo) consiste em reunir amostras de muitas pessoas em alguns grupos e avaliar os grupos em vez dos indivíduos. Ao reunir amostras de muitas pessoas em alguns grupos e avaliar grupos em vez de indivíduos, os cientistas acham que podem usar menos testes em mais pessoas.

No Brasil, a classificação mais comum é o Protocolo de Manchester, que utiliza cinco cores para identificar o grau de cada paciente. Geralmente, elas são: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. A cor vermelha representa os casos mais graves, e a azul, os mais leves.

As cinco classificações são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.

4. Quais os principais protocolos de classificação de risco? Vale citar o Sistema de Triagem de Manchester, criado na Inglaterra; o Australasian Triage Scale, da Austrália; o Canadian Triage and Acuity Scale, do Canadá; e o Emergency Severity Index, dos Estados Unidos.

O objetivo da triagem clínica é selecionar indivíduos aptos com o objetivo de protegê-lo de possível mal estar durante a doação, salvaguardar a saúde dos pacientes que necessitam do seu sangue e proteger a equipe de funcionários que vai lidar com seu sangue até a liberação laboratorial do mesmo.

Triagem é uma separação, escolha, seleção, ou seja, um funcionário da unidade ouve a queixa do paciente e seleciona para qual profissional da unidade ele irá encaminhá-lo enquanto que acolhimento é a humanização dos serviços de saúde.

O enfermeiro tem sido o profissional indicado para avaliar e classificar o risco dos pacientes que procuram os serviços de urgência, devendo ser orientado por um protocolo direcionador.

Os pacientes foram classificados em 3 grupos: auto- cuidado, cuidado parcial ou intermediário e cuidado intensivo ou total e a média de horas de assistência de enfermagem por paciente foi determinada para cada classificação.

Os pacientes foram agrupados em três categorias: autocuidado, cuidado parcial ou intermediário e cuidado intensivo ou total 3' .

O Protocolo de Manchester é um método de triagem muito utilizado no setor de saúde, desenvolvido com o objetivo de classificar a prioridade de atendimento dos pacientes. Ao chegar na unidade de saúde, os pacientes passam por esse processo de triagem, que identifica o nível de gravidade em cada caso.

O termo triagem surgiu na França e significa a maneira de escalonar os procedimentos cirúrgicos realizados por médicos militares nas frentes de batalha.

A classificação de risco é utilizada no acolhimento hospitalar para fazer uma avaliação inicial do paciente e determinar se ele precisa de um atendimento mais urgente. Assim, entende-se a gravidade do estado de saúde dos pacientes, seu potencial de risco, o grau de sofrimento, etc.

Significado de Triagem
Seleção; ação de separar dos demais: triagem de mercadorias. Etimologia (origem da palavra triagem). Do francês triage.