Quais são as 3 categorias de escolas no Brasil *?

Perguntado por: ameireles . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Rede pública de ensino

  • Escola municipal: é administrada pelo município. ...
  • Escola estadual: recebe financiamento e investimento dos estados brasileiros. ...
  • Escola federal: é de responsabilidade do Governo Federal.

Dessa forma, os anos iniciais referem-se ao Ensino Fundamental I e englobam os alunos do 1º ao 5º ano. Por sua vez, os anos finais referem-se ao Ensino Fundamental II e atendem aos alunos do 6º ao 9º ano.

Existem ainda as escolas cooperativas, que são administradas por um grupo de pais, tendo todas as despesas divididas entre os pais de todos os alunos. Outro tipo de escola são as comunitárias, mantidas por associações de caridade, associações dos bairros, que podem ou não receber ajuda do governo.

Falaremos sobre a Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Educação para Jovens e Adultos, Educação Indígena e Educação a Distância.

Como mencionamos anteriormente, no Brasil dispomos de três modalidades de ensino na graduação: o ensino superior a distância (EaD), presencial e semipresencial, ou híbrida. Cada uma delas possui o funcionamento estabelecido em lei e suas características estão atreladas a isso.

A Educação Básica, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - 9.394/96), passou a ser estruturada por etapas e modalidades de ensino, englobando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos e o Ensino Médio.

Pré-escola: duração de 3 anos, com alunos de 4 a 6 anos; Ensino Fundamental: duração de 9 anos, com alunos de 6 a 14 anos; Ensino Médio: duração de 3 anos, com alunos de 15 a 17 anos; Ensino Médio Técnico: escolas podem oferecer cursos técnicos em períodos contra turnos que são os períodos extraclasse para seus alunos.

Qual a melhor escola de 2021? De acordo com a pesquisa realizada pelo Melhor Escola, o Colégio Prígule, possui a melhor avaliação de todo o Brasil recebendo a média de 4,97.

No Brasil, instituições de ensino que são nomeadas como colégio costumam ter pelo menos o ensino médio (se houver apenas o ensino fundamental denomina-se escola), ao contrário do conceito anglófono da palavra college, que corresponde à faculdade (ensino superior).

Ensino Infantil: É dividido em Maternal que vai de 0 a 3 anos, com o Berçário de 0 a 1 ano e os maternais 1, 2 e 3 um para cada ano de vida; e Educação Infantil de 3 a 5 anos que são divididos por períodos conforme a idade (4 a 6 anos de idade para nascidos do segundo semestre do ano).

Segundo grau ou ensino médio? O que hoje chamamos de ensino médio costumava ser chamado há tempos atrás de segundo grau, por isso algumas pessoas, principalmente os mais velhos, ainda tendem a chamá-lo desta maneira, o que pode gerar confusões. Mas não se preocupe, ambos os nomes remetem à mesma etapa de formação.

Com a nova normativa, a educação infantil passa a ser dividida etariamente (e não necessariamente por unidade, como no ensino fundamental e médio) por: creche, para bebês de 0 a 1 ano e 6 meses; creche, para crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses; pré-escola, destinada a crianças de 4 a 5 anos e 11 meses.

Outro tipo de grupos sociais são os intermediários, que apresentam as duas formas de contato: primário e secundário. Exemplo: escola.

São modalidades de ensino, segundo a LDB: Educação de Jovens e Adultos, a Educação Profissional e a Educação Especial. Dessa forma, por exemplo, a educação de jovens e adultos pode ser ofertada como ensino fundamental ou médio.

O Ensino Fundamental com duração de 9 (nove) anos estruturar-se-á em: I - anos iniciais com 5 anos de duração, atendendo a faixa etária de 6(seis) a 10(dez) anos, sendo do 1º ao 5º ano; II - anos finais com 4 anos de duração, atendendo a faixa etária de 11(onze) a 14(quatorze) anos, sendo do 6º ao 9º ano.