Quais são os doces típicos da região Norte?

Perguntado por: aornelas6 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Doces tradicionais da região: bolo de macaxeira (raiz da mesma família da mandioca), pudim de tapioca, caju em calda, cartola (bananas fritas em manteiga ou óleo, queijo de coalho, canela e açúcar), doce de buriti, pudim de cupuaçu, munguzá, entre outros.

Além de, juntamente com o queijo, formar uma das principais combinações da culinária nacional, chamada “Romeu e Julieta”.

  • Pé de Moleque. ...
  • Doce Quindim. ...
  • Pudim. ...
  • Pamonha de Doce. ...
  • Compota. ...
  • Bolo de Rolo. ...
  • Paçoca. ...
  • Rapadura.

Na região norte, por exemplo, encontramos danças regionais como o Boi-Bumbá, cameleão, ciranda, gambá, serafina, carimbo, sol, desfeiteira e outras tantas folias populares dessa região rica que apresenta uma cultura diversa e encantadora em relação a tantas outras presentes no Brasil.

A cultura da região Norte é marcada pelo folclore, com grandes atrações, como o Festival Folclórico de Parintins, a Festa do Sairé em Santarém (PA), o Círio de Nazaré em Belém (PA), entre outras. Também são notáveis as danças típicas, como as cirandas, a marujada, o carimbó, entre outras.

As duas maiores festas populares do Norte são o Círio de Nazaré, que no segundo domingo de outubro reúne mais de 2 milhões de pessoas em Belém (PA), e o Festival de Parintins, a mais conhecida festa do boi-bumbá do país, que ocorre em junho, no Amazonas.

Os principais ingredientes consumidos na região norte são milho, mandioca, farinha d'água, farinha seca, farinha de peixe, guaraná em pó, açaí, cupuaçu, castanhas, peixes diversos, etc.

Cupuaçu

O cupuaçu é uma fruta amazônica, pertencente à família das esterculiáceas e ao mesmo gênero do cacau-verdadeiro. O cupuaçu (Theobroma grandiflorum) é uma árvore de porte médio, nativa da Amazônia.

Açaí, guaraná, cupuaçu, buriti, camu-camu, tucumã, bacuri, mangaba dentre outras, são alguns frutos nativos da Amazônia. Além dessa variedade de frutas, há também um alimento em destaque nessa região, a castanha-do-Brasil. Cada alimento tem um sabor, aroma, textura e uso culinário bem característico e marcante.

Principais pratos típicos de Manaus
A Costelinha de tambaqui, o pirarucu de casaca, o pacu frio, o bolinho de surubim, a matrinxã na brasa e a caldeirada de tucunaré, por exemplo, são receitas super populares na região. Para acompanhar os peixes, é comum vir arroz, farinha Uarini, e até mesmo um delicioso açaí!

Nada mais é que: doces elaborados com ingredientes nobres.

Formada por sete estados – Amazonas (AM), Pará (PA), Acre (AC), Roraima (RR), Rondônia (RO), Amapá (AP) e Tocantins (TO) –, a região abriga a imensa Floresta Amazônica e possui a maior biodiversidade do planeta, com uma extensa fauna e flora.

Além de ter um toque de seus ancestrais e colonizadores, a base da cozinha nortista são peixes de água doce, ervas aromáticas e mandioca, que tornam os pratos verdadeiras iguarias, apaixonando seus visitantes e sendo motivo de orgulho do seu povo.

Paçoca de Carne de Sol

No Rio Grande do Norte, a Paçoca de Carne de Sol, um dos pratos mais populares do estado, é uma espécie de farofa feita com farinha de mandioca e pedaços de carne de sol desfiada.

Carimbó

Carimbó O Carimbó é dança típica do Pará e é tão característico que é considerado Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

As danças tradicionais da região Norte são: camaleão, dança do maçarico, desfeitera, marambiré, lundu, marajoara, marujada, dança do siriá, samba do cacete, retumbão, jacundá e carimbó. Algumas destas danças são de origem indígena, outras de origem africana.

a Região Norte abriga a maior rede hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica. ... a Floresta Amazônica possui uma das mais ricas biodiversidades do mundo, pois ela abriga 100% da Amazônia legal.

O artesanato da região Norte do Brasil é fortemente marcado pela mescla de influências indígenas e dos colonizadores portugueses. A atividade constitui a principal fonte de renda para várias comunidades do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, estados que compõem a região Norte.

A região Norte, até então habitada pelos moradores originais, os indígenas, também começou a ver o reflexo dessa mistura. As terras com exuberância natural e que são sede da maior floresta tropical do mundo, a floresta Amazônica, começou a receber espanhóis, por volta do século 15, que realizavam expedições na mata.

Feito de maneira sustentável, a cultura artesanal do estado veio através dos índios e tem passado de geração em geração. Os principais tipos de artesanato do Amazonas são: o colar de morototó, a zarabatana, a cerâmica e a arte plumária.

Entre os patrimônios imateriais do Norte estão os saberes indígenas, o carimbó e o Círio – celebração religiosa que atrai milhares de fiéis em Belém. Até paisagens naturais foram tombadas enquanto patrimônio, como o belíssimo encontro de águas dos Rios Negro e Solimões.

A população da Região Norte é bem diversificada, conta com indígenas, cearenses, gaúchos, africanos e imigrantes. Dessa forma, a cultura dessa região também assim o é. Há mais de dois séculos é realizado em Belém do Pará a grande celebração do Círio de Nazaré.