Quais são os 3 tipos de especiação?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Podemos dividir a especiação em três tipos básicos, tendo em vista aspectos geográficos: especiação alopátrica, especiação simpátrica e especiação parapátrica.

  • ESPECIAÇÃO ALOPÁTRICA. Evolução de barreiras reprodutivas entre populações que estão geograficamente separadas. A barreira física reduz o fluxo gênico (migração) entre as populações. ...
  • ESPECIAÇÃO PARAPÁTRICA: Ocorre sem que haja isolamento geográfico. ...
  • ESPECIAÇÃO SIMPÁTRICA:

Especiação é o termo usado para referir-se à divisão de uma linhagem que produz duas ou mais espécies diferentes. De uma maneira resumida, podemos dizer que se trata do processo de surgimento de uma nova espécie, e o evento crucial para que isso aconteça é o isolamento reprodutivo.

Especiação é o processo de formação de novas espécies a partir de eventos de separação de linhagem de espécies preexistentes.

A seleção natural pode ocorrer de diferentes formas, sendo classificada em três tipos: seleção direcional, estabilizadora ou disruptiva.

Espécie pode ser definida como um grupo de organismos capazes de se reproduzir e originar descendentes férteis. Esse conceito, que propõe que mecanismos de isolamento reprodutivo sejam os responsáveis pela existência das espécies, também é conhecido como conceito biológico de espécie.

O mecanismo principal que define o surgimento de uma nova espécie é o isolamento reprodutivo. Esse isolamento reprodutivo pode ocorrer por meio de dois mecanismos básicos: os mecanismos pré-copulatórios e os mecanismos pós-copulatórios.

Isolamento reprodutivo é o processo pelo qual membros de duas populações são impedidos, parcialmente ou totalmente, de se cruzarem ou de gerarem descendentes férteis, sendo este um dos principais fatores que estabelecem o surgimento de uma nova espécie.

A especiação pode ser ocasionada por isolamento geográfico. O isolamento geográfico consiste na separação de uma população por uma barreira geográfica, formando assim subpopulações. A barreira geográfica pode ser um rio, uma montanha ou um cânion, por exemplo.

A especiação química é de extrema importância para os processos químicos utilizados na extração mineral assim como para remediação ambiental.

Fluxo gênico – também chamado de migração – é qualquer movimento de genes de uma população para a outra. Fluxo gênico inclui vários tipos de eventos diferentes, como o pólen sendo soprado a um novo destino ou pessoas se mudando para outras cidades ou países.

A cladogênese ocorre quando uma população ancestral comum se fragmenta e origina dois grupos distintos. A anagênese, por sua vez, consiste na modificação temporal e gradual de uma população ancestral que se modifica até originar outra.

Que critérios restam, então, para distinguir uma espécie da outra? Um dos mais básicos é a chamada morfologia: diferenças na cor, no tamanho e no aspecto geral do organismo, tanto em seu exterior quanto em suas estruturas internas.

Ou seja, a cladogênese é o evento de quebra de uma espécie ancestral em duas espécies descendentes (especiação), gerando um aumento na diversidade. Essa quebra DEVE interromper o fluxo gênico (combinação e troca entre genes) entre os indivíduos das espécies descendentes, agora isoladas uma da outra.

Charles Darwin foi um grande naturalista britânico e autor da obra “A origem das espécies”, considerada um dos livros acadêmicos mais influentes de todos os tempos.