Quais são os 4 tipos de resistores?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Resistores: veja os tipos e suas associações!

  • Resistores em paralelo.
  • Resistores em série.
  • Associação de resistores mista.

Os exemplos mais comuns de resistores variáveis são os potenciômetros e os trimpots.

Resistor de Carbono

Resistor de Carbono
Os resistores de carbono são os mais utilizados, pois é o material mais comum. Eles são resistores de uso geral baratos aplicados circuitos eletrônicos e elétrico.

Associação de Resistores é um circuito que apresenta dois ou mais resistores. Há três tipos de associação: em paralelo, em série e mista.

Resistores são componentes eletrônicos cuja principal função é limitar o fluxo de cargas elétricas por meio da conversão da energia elétrica em energia térmica. Os resistores são geralmente feitos a partir de materiais dielétricos, de grande resistência elétrica.

Ou seja, os resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material. Além de limitar a corrente, os resistores também possuem mais uma função primordial, que é alterar a diferença de potencial em um trecho específico do circuito.

Os varistores são empregados na proteção de transientes na tensão de circuitos e funcionam também como filtros de linha. Eles são limitadores de tensão. Se há algum pico prolongado de tensão, a corrente elétrica que circula no varistor acione um dispositivo ou um fusível que desativa o circuito da fonte de alimentação.

Os resistores apresentam características indutivas e capacitivas, além da sua resistência. Essas características, mesmo sendo muito pequenas, podem acabar alterando a impedância do dispositivo, especialmente quando o componente precisa operar em altas frequências.

Resistores de fio: são construídos utilizando núcleo de cerâmica ou vidro, sendo enrolados por um fio de comprimento longo; Resistores de filme de carbono: possui cilindro de cerâmica coberto por película de carbono; Resistores de filme metálico: possui cilindro de cerâmica coberto por película metálica.

Resistores são dispositivos elétricos que compõem circuitos com a finalidade básica de transformar energia elétrica em calor ou mudar o valor da ddp. Resistores são dispositivos que compõem circuitos elétricos diversos, a sua finalidade básica é a conversão de energia elétrica em energia térmica (Efeito Joule).

- O funcionamento do Resistor 1K baseia-se na resistência que o mesmo apresenta quando da passagem de corrente elétrica, a qual pode ocasionar a criação de calor através do efeito Joule ou a queda da tensão em seus terminais.

Principais Características: Resistência: 1K. Potência: 1/4 Watts.

Um resistor fixo é aquele que possui um único valor de resistência que permanece constante sob condições normais. Resistor variável é usado para variar ou mudar a quantidade de resistência de um circuito.

Resistores estão em paralelo se seus terminais estão conectados aos mesmos dois nós. A resistência paralela única equivalente é menor do que o menor resistor paralelo.

Enquanto o resistor sempre se opõe à passagem da corrente, o indutor é um dispositivo elétrico que se opõe apenas às variações bruscas de corrente; já o capacitor é um dispositivo que se opõe apenas às variações bruscas de tensão como também serve como elemento de armazenamento de carga.

Os fusíveis são equipamentos de segurança que impedem a passagem de corrente quando há uma sobrecarga em um circuito elétrico. Assim, quando há uma passagem de corrente maior do que o fusível suporta, ele queima, impedindo que essa sobrecarga chegue ao circuito.

Um díodo é um dispositivo semicondutor que basicamente atua como um interruptor de um sentido para a corrente. Permite que a corrente passe facilmente numa direção, mas impede consideravelmente a corrente de passar na direção oposta.

Chuveiros elétricos, filamentos de lâmpadas incandescentes e outros equipamentos que geram calor são exemplos de uso de resistores. Eles também são usados em estufas térmicas, fornos elétricos, secadores de cabelo e ferros de passar roupas, entre outras aplicações.