Quais são os 5 grupos de processos do PMBOK?

Perguntado por: exisco . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Os grupos de processos de gerenciamento de projetos se dividem em cinco:

  • Grupo de processos de iniciação.
  • Grupo de processos de planejamento.
  • Grupo de processos de execução.
  • Grupo de processos de monitoramento e controle.
  • Grupo de processos de encerramento.

Os cinco grupos de processos necessários para o desenvolvimento de qualquer projeto de acordo com o PMBOK (2004) são os processos de iniciação, processos de planejamento, processos de execução, processos de monitoramento e controle e processos de encerramento.

Os 42 processos do guia PMBoK são divididos nesses 5 grupos de processo. No Processo de Iniciação tem-se dois processos, no processo de Planejamento temos 20 processos, no processo de execução temos 8 processos, no controle temos 10 processos e no encerramento temos 2 processos.

O grupo de processos de execução é o principal responsável por consumir a maior parte do orçamento e tornar real o que foi imaginado e preconizado pelos sponsors. Pode-se dizer, inclusive, que a execução é uma das fases mais importantes de todo o projeto.

O PMBOK é um documento oficial, atualizado de tempos em tempos, que visa justamente definir diretrizes acerca da gestão de projetos — de forma que possa ser aplicado em qualquer negócio, independente do tamanho e do segmento.

O PMBOK® 6a. edição aborda cinco grupos de processos: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento, os quais são usados para categorizar os processos de gerenciamento de projetos necessárias para tocar um projeto.

Ele fornece uma estrutura para a gestão de projetos e descreve as melhores práticas em cada fase do ciclo de vida do projeto. O ciclo de projetos PMBOK é composto por cinco fases: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento.

Conforme o PMBOK, em sua quinta edição, o gerenciamento de Projetos restringe-se aos grupos de processos denominados iniciação, execução e encerramento do Projeto. Resposta: Opaaaa. Erradíssima. Os Grupos de Processos são: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento.

O Grupo de processos de iniciação
São desenvolvidas descrições claras dos objetivos do projeto, incluindo as razões pelas quais um projeto específico se constitui na melhor solução alternativa para satisfazer os requisitos.

9 etapas essenciais do gerenciamento de projetos: do escopo à execução

  • Planejamento: O planejamento é uma etapa vital para o sucesso do projeto. ...
  • Estabelecimento das metas: ...
  • Definição de tarefas: ...
  • Comunicação e colaboração: ...
  • Gestão de riscos: ...
  • Encerramento do projeto:

A última etapa do grupo de processos é o Controle da qualidade.

A nova 7ª edição do PMBok®, traz as abordagens ágeis, adaptativas e híbridas (mistura das tradicionais com as ágeis) para dentro dos possíveis contextos e cenários aos quais os projetos possam estar inseridos. O profissional de gestão de projetos deverá estar mais alinhado às questões de estratégia das organizações.

O ciclo de vida do projeto é constituído pelas fases: o início do projeto; a organização e preparação; a execução do trabalho do projeto, e; o encerramento do projeto.

A teoria da restrição tripla, também chamada de triângulo de ferro no gerenciamento de projetos, define os três elementos (e suas variações) da seguinte forma: escopo, tempo, orçamento; escopo, cronograma, custo; bom, rápido, barato.

A história do Guia PMBOK começa em 1969, quando o PMI foi fundado na Pensilvânia, nos Estados Unidos. A primeira assembleia, realizada em Atlanta, também nos EUA, reuniu cerca de 80 pessoas e, desde então, a entidade sem fins lucrativos não parou de crescer.

As partes interessadas do projeto, ou stakeholders, são indivíduos, grupos ou organizações que podem afetar, ser afetados ou perceber que serão afetados positivamente ou negativamente por uma decisão, atividade ou resultado de um projeto.

Projetos são conjuntos de tarefas que são realizadas, geralmente uma vez, para atingir determinado objetivo, enquanto processos são conjuntos de etapas que se repetem regularmente para obter o mesmo resultado. Você quer entender melhor a diferença entre projeto e processo?

O PMBOK é uma espécie de enciclopédia publicada sobre gerenciamento de projetos. Sua publicação é regularmente revisada pelo Project Management Institute (PMI). Sua função é padronizar e difundir as práticas mais eficientes, testadas e comprovadas por gerentes de projetos do mundo inteiro em um só guia.

Onde aplicar o PMBOK? As melhores práticas de gerenciamento de projetos descritas no PMBOK podem ser aplicadas a todos os tipos de projetos, independentemente do nicho, da dimensão, do pessoal envolvido, dos prazos e dos orçamentos.

o alinhamento de expectativas; o controle de prazos; o monitoramento de indicadores; a avaliação de resultados.

A nova edição do Guia PMBOK inclui uma nova área de conhecimento para o gerenciamento de patrocinadores (Stakeholder) e quatro novos processos de planejamento. O documento está atualizado com o conhecimento mais atual e práticas em gerenciamento de projetos.