Quais são os 6 estágios da demência?

Perguntado por: rguterres5 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Quais são as 3 fases da demência? Geralmente são designadas três fases de desenvolvimento da doença: a fase inicial, fase intermédia e a fase tardia. Os sintomas também são geralmente descritos como leves, moderados e severos, tendo em conta o nível de impacto e a forma como afetam a pessoa.

A Demência Vascular ocorre por falta de suprimento sanguíneo adequado no cérebro, geralmente por causa de um acidente vascular cerebral (AVC). Os principais fatores de risco para esta doença são hipertensão, diabetes, aterosclerose, fibrilação atrial, alto nível de lipídios no sangue, tabagismo e já ter sofrido um AVC.

O estágio avançado, ou estágio terminal, cursa com prejuízo gravíssimo da memória, com incapacidade de registrar dados e muita dificuldade em recuperar informações antigas, como o reconhecimento de pessoas e locais familiares.

Os principais sinais e sintomas de demência são a perda gradual e progressiva da memória, confusão mental, perda da capacidade de resolver problemas, comportamento agitado ou alucinações, perda do reconhecimento de locais familiares e perda de interesse e incapacidade de realizar as atividades habituais.

Doença de Alzheimer
Esta é a causa mais comum de demência, sendo responsável por 60 a 80 por cento dos casos. É causada por mudanças específicas no cérebro.

Evolução da doença
Nos anos que se seguem, o idoso torna-se progressivamente passivo, desconfiado, irritável, insone, muitas vezes agressivo e passa a interpretar mal os estímulos do mundo que o cerca: vê uma cadeira e pensa que é uma mesa, escuta um latido e jura que foi brecada de automóvel.

Para diagnosticar um paciente com demência, deve haver evidências de declínio cognitivo importante a partir de nível anterior de desempenho em dois ou mais domínios cognitivos, sendo eles atenção, execução, aprendizagem e memória, linguagem, motor ou social.

Opções como morangos, laranjas, maçãs, peras e bananas são fontes de flavonoides, necessários para a manutenção da função cognitiva e para reduzir o risco de demências como o Alzheimer.

As causas não estão totalmente esclarecidas. Mas a exaustão no final do dia faz com que a pessoa com demência fique mais cansada e agitada ao entardecer. A doença também altera o raciocínio e o relógio biológico, o que dificulta diferenciar o dia da noite.

Minimize distrações e barulho – como televisão ou rádio – para ajudar a pessoa com demência a focar no que você está falando. Faço contato visual e chame a pessoa pelo nome, tendo certeza de que você tem a atenção dele ou dela antes de começar. Forneça tempo suficiente para uma resposta.

Causas reversíveis ou tratáveis de demências
O tratamento muitas vezes pode curar essas demências se o cérebro não foi muito danificado. Se o dano cerebral for muito extenso, muitas vezes o tratamento não reverte a lesão, mas pode evitar novas lesões.

O neurologista que estuda cognição e trata cotidianamente pacientes com demência costuma ter uma grande capacidade para fazer diagnósticos mais complexos.

Esta fase costuma durar de um a três anos. "É a fase mais grave e mais triste da doença, em que as pessoas apresentam demência grave, dependência completa para as atividades diárias e estão acamadas", afirmou o especialista. "É a fase final da doença", concluiu.

A demência pode ser causada por várias doenças incluindo a doença de Alzheimer e outras doenças degenerativas, mas também por acidente vascular cerebral (AVC), tumores, doenças metabólicas e infeciosas.