Quais são os alimentos que contêm mercúrio?

Perguntado por: lbittencourt . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

O que têm a maior quantidade de mercúrio são: tubarão, peixe-espada e agulha. Os que têm alta concentração de mercúrio, mas menos do que os anteriores: cavala, corvina (do Pacífico), bacalhau-negro, robalo chileno e atum. Os que têm uma quantidade moderada: robalo riscado, carpa, lagosta, tambaril e peixe-búfalo.

Algumas formas de eliminar metais pesados do organismo naturalmente são:

  1. Coentro. Para desintoxicar o organismo e eliminar o mercúrio, o coentro e a chlorella devem estar presentes diariamente na alimentação. ...
  2. Chlorella. ...
  3. Fibras dietéticas. ...
  4. Alho. ...
  5. Selênio. ...
  6. Vitamina C. ...
  7. Coenzima Q10.

No organismo todo, enfim o mercúrio age como veneno protoplasmático. As intoxicações por mercúrio variam seus sinais e sintomas de acordo com o nível de intoxicação, aguda, subaguda e crônica. Deve-se remover o tóxico com lavagem gástrica, usando-se água albuminosa ou leite de magnésia.

Os sintomas agudos após a inalação de vapor de mercúrio elementar incluem falta de ar, febre/calafrios, tosse, náusea, vômito, diarreia, paladar metálico, dores de cabeça, fraqueza e visão embaçada. Em casos graves, os pacientes podem desenvolver lesão pulmonar aguda e desconforto respiratório grave com hipoxemia.

O mineralograma é um exame laboratorial que tem como objetivo identificar a quantidade de minerais essenciais e tóxicos no organismo, como fósforo, cálcio, magnésio, sódio, potássio, chumbo, mercúrio, alumínio, entre outros.

mercúrio (Hg)

Dentre os metais mais tóxicos destacam-se o mercúrio (Hg), o chumbo (Pb) e o cádmio (Cd) e como metalóide, o Arsênio (As). O mercúrio é o mais volátil dos metais e seu vapor é altamente tóxico.

Os metais pesados estão presentes em alimentos, água contaminada e até mesmo no ar.
...
Sintomas

  1. náuseas;
  2. vômitos;
  3. diarreia;
  4. dor de cabeça;
  5. dor abdominal;
  6. arritmia;
  7. aumento da pressão arterial, dentre outros.

O metal contamina plantas, principalmente na irrigação e no cultivo, e animais, pela ingestão de água contaminada. Arroz e peixe são alguns dos produtos mais suscetíveis à contaminação.

“O mercúrio pode ficar até dois anos circulando na atmosfera. Mesmo que os países reduzam o seu uso, a concentração do metal poderá resistir por um tempo”.

O novo método deles envolve uma placa de metal – um elétrodo – que atrai para si metais pesados específicos. O elétrodo é feito do metal nobre platina, e através de um processo eletroquímico ele extrai o mercúrio tóxico da água para formar com ele uma liga. Desta forma, a água é purificada da contaminação por mercúrio.

Mineralograma

Mineralograma: o exame que detecta intoxicação por metais pesados.

metilmercurio

Dentre os compostos de mercúrio orgânico, o metilmercurio é o mais tóxico que as formas metálicas, sendo responsável pelos danos mais importantes a saúde, observados em humanos.

Grãos e produtos granulados (leite, queijo e iogurte), sobremesas e bebidas são os principais contribuintes de alumínio na dieta. Outros alimentos que contém elevados níveis do elemento são especiarias e ervas e pepino em conserva, por exemplo.

A melhor forma para se evitar a contaminação por mercúrio é estar atento para não entrar em contato com esse metal. No cotidiano, utilizamos alguns objetos e produtos que contêm mercúrio em sua composição, como, por exemplo, termômetros, lâmpadas fluorescentes, tintas, pilhas e baterias.

Sintomas específicos podem incluir tremores, insônia, perda de memória, dores de cabeça, fraqueza muscular e, em casos extremos, morte. Bebês não-nascidos cujas mães têm altos níveis de mercúrio no sangue podem nascer com danos cerebrais e problemas de audição e visão.

A absorção do mercúrio metálico, principalmente na forma de vapor pela via inalatória, o que pode resultar em uma variedade de efeitos orgânicos, dentre eles, anomalias cromossômicas e o câncer.

O tratamento para eliminação de mercúrio do corpo pode ser feito por lavagem gástrica ou pelo uso de medicamentos, dependendo da forma que ocorreu a contaminação e do tempo que a pessoa ficou exposto a esse metal.

A coloração amarelada ou marrom indica a presença de ferro. Se a água ou sólidos depositados no fundo estiverem verdes ou azuis escuro, isso significa a presença de manganês ou cobre. Esses três metais podem ser encontrados nas águas utilizadas para abastecimento de piscinas geralmente vindas de minas, poços ou lagos.