Quais são os animais que podemos comer Segundo a Bíblia?

Perguntado por: mdorneles . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

2 "Digam aos israelitas: De todos os animais que vivem na terra, estes são os que vocês poderão comer: 3 qualquer animal que tem casco fendido e dividido em duas unhas e que rumina. 4 "Vocês não poderão comer aqueles que só ruminam nem os que só têm o casco fendido.

— Não comam coisa alguma abominável. São estes os animais que vocês podem comer: o boi, a ovelha, a cabra, o veado, a gazela, a corça, a cabra selvagem, o antílope, a ovelha selvagem e o gamo. Vocês podem comer todos os animais que têm unhas fendidas, cujo casco se divide em dois e que ruminam.

Pão, vinho, peixe, azeite, frutas, grãos, mel e ervas são a base da dieta de Jesus.

Comer peixe na Semana Santa faz parte da tradição e da devoção cristã. O costume de comer peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência, uma prática, ao lado da caridade e esmola, indicada pela Igreja como prática de devoção típica do tempo da Quaresma.

"A carne de porco deve sim ser considerada saudável e incluída na sua dieta. Ela contém mais creatina e aminoácidos essenciais (como leucina, lisina e valina, por exemplo) do que a carne vermelha e outros tipos de carnes.

Enquanto o cão é frequentemente mencionado na Bíblia, para o bem ou para o mal, o gato nunca é mencionado.

O coelho e o camelo têm unhas fendidas.

No mundo judaico, o tema da pureza e a proximidade com a santidade é muito importante. E o porco era considerado um animal impuro, devido à forma como era mantido antes do abate, há centenas de anos.

Certamente os animais mais imundos devem ser besouros-do-esterco. Eles passam a vida adulta em busca de fezes frescas. Quando a encontram, absorvem o efluente líquido, que contém microrganismos nutritivos que os besouros conseguem digerir.

9 Isto comereis de tudo o que há nas águas: tudo o que tem barbatanas e escamas nas águas, nos mares, e nos rios; isso comereis. 10 Mas tudo o que não tem barbatanas nem escamas nos mares, e nos rios, de todo réptil das águas, e de toda alma vivente que há nas águas, esses serão para vós abominação.

A tradição de não comer carne vermelha e substituí-la por peixe não é expressa no Código de Direito Canônico da Igreja Católica, que trata dos dias de penitência. Não existe referência à proibição da carne de boi ou liberação somente da de peixes.

2 Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. 3 O que come não despreze ao que não come; e o que não come não ajulgue ao que come; porque Deus o recebeu por seu.

Os judeus discutiam entre si: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” Jesus disse: “Em verdade, em verdade, vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós.

Essa tradição milenar do catolicismo opõe-se ao consumo de carne vermelha e de frango nesse dia. Dentro desse costume, é comum que nesse dia as pessoas substituam o consumo dessas carnes pelo consumo de peixe.

7 Contudo, dos que ruminam ou têm o casco fendido, vocês não poderão comer o camelo, o coelho e o rato silvestre. Embora ruminem, não têm casco fendido; são impuros para vocês. 8 O porco também é impuro; embora tenha casco fendido, não rumina. Vocês não poderão comer a carne desses animais nem tocar em seus cadáveres.

Tudo quanto se move e vive vos servirá de mantimento, bem como a erva verde; tudo vos tenho dado. A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.” O povo tinha que ter cuidado com a sua alimentação e deveriam fazer a distinção entre o que era limpo e o que era imundo para o seu regime alimentar.