Quais são os aspectos negativos da fralda descartável?

Perguntado por: umonteiro . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Além de formarem uma porção considerável de resíduos não recicláveis despejados no meio ambiente, elas também contém diversas substâncias químicas nocivas tanto para o planeta, quanto para a saúde do seu bebê. As fraldas descartáveis, em sua maioria feitas com plástico e papel, não são feitas pensando no seu descarte.

Fraldas de pano
Disponíveis em tecido atoalhado, de algodão ou de flanela, a fralda de pano pode ser mais simplezinha, no estilo daquelas que nossas avós e mães usavam, como também pode ser estampada e feita com várias camadas, velcro e até mesmo botõezinhos, dependendo do modelo.

O uso abusivo de plásticos descartáveis tem trazido inúmeros problemas ao meio ambiente: descarte inadequado no solo, esgotamento dos aterros sanitários e poluição dos ambientes aquáticos. A lenta decomposição do plástico no solo e na água gera uma série de substâncias que são danosas à saúde humana.

O reflexo da cultura do plástico nos dias atuais é notório: conquistaram os grandes festivais, festas e megaeventos. São copos, talheres, pratos de plástico – caminhões de lixo que só podem ser incinerados ou aterrados.

Ao trocar uma fralda suja, despeje as fezes soltas em um vaso sanitário. Não lave a fralda ou a jogue no vaso sanitário, porque ela pode bloquear seu encanamento. Enrole a fralda em sua capa exterior e descarte-a em um recipiente de resíduos (lixeira).

A composição de uma fralda descartável pode ser de aproximadamente 43% de polpa de celulose (celulose fluff), 27% de polímero superabsorvente (PSA), 10% de polipropileno (PP), 13% de polietileno (PE), e 7% de fitas, elásticos e adesivos.

Os resíduos perigosos fazem parte da classe 1 e são aqueles tipos de material que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, entre outras.

Apesar de ser prática para o dia a dia, a fralda descartável tem produtos derivados do petróleo em sua composição e, por isso, leva 600 anos para se decompor, segundo estudo realizado pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp.

As sobras são encaminhadas diretamente para as empresas de reciclagem especializadas neste tipo de material. Investir em reciclagem de fraldas é poupar o meio ambiente do contato prejudicial desse tipo de produto que pode levar mais de 500 anos para se decompor.

A maior eficiência dessas fraldas descartáveis, em relação às de pano, deve-se às. interações dipolo-dipolo mais fortes entre o poliacrilato e a água, em relação às ligações de hidrogênio entre a celulose e as moléculas de água.

Para evitar que o bebê fique com assaduras ou até mesmo o risco de infecção urinária, o bebê pode ficar com a mesma fralda por até três horas, desde que não esteja suja de cocô.

As fraldas de pano são mais arejadas e ajudam a pele da criança a respirar melhor. Já as fraldas descartáveis são feitas de plástico — que abafa o bebê — e alguns compostos químicos absorventes, que são usados para deixar a pele do neném menos molhada após o xixi.

Melhores Fraldas Descartáveis de 2023

  • 1.1 Fralda Pampers Premium Care – Pampers.
  • 1.2 Fralda Pampers Pants Premium – Pampers.
  • 1.3 Fralda Supreme Care – Huggies.
  • 1.4 Fralda Calça – MamyPoko.
  • 1.5 Fralda Pampers Confort Sec.

Se a embalagem for feita de plástico que não é facilmente reciclado, poderá acabar num aterro ou ser incinerada. Um Relatório da Associação Natureza Portugal em associação com a World Wildlife Fund for Nature estimou que, em 2019, cerca de 40% dos resíduos plásticos em Portugal ainda eram colocados em aterros.

Desvantagens do uso de plásticos
Menor desempenho na função isolante térmico para altas temperaturas; – Baixa condução de calor; – Tempo maior para degradação no meio ambiente, quando não descartados corretamente.