Quais são os benefícios da Macaíba?

Perguntado por: ebittencourt . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

O fruto da macaúba contém betacaroteno, um antioxidante essencial para a saúde da visão, o fortalecimento da imunidade e o crescimento e desenvolvimento dos ossos, além de suavizar rugas e linhas de expressão. A macaúba também é rica em vitamina C, vitamina E e ômega 3, 6 e 9.

Socar os caroços no pilão pode ser uma maneira mais rápida. Passar depois a massa pela peneira. Essa farinha é utilizada em bolos, mingaus, vitaminas e sorvetes.

Pelo seu lado medicinal temos indicação de uso para problemas respiratórios (daí seu nome de coco catarro), além de uso da polpa como purgativa e do óleo para dores de cabeça. Na área de higiene e cosméticos, a macaúba serve para produção de sabão e seu óleo é tido como hidratante da pele e cabelos.

O fruto da macaúba contém betacaroteno, um antioxidante essencial para a saúde da visão, o fortalecimento da imunidade e o crescimento e desenvolvimento dos ossos, além de suavizar rugas e linhas de expressão. A macaúba também é rica em vitamina C, vitamina E e ômega 3, 6 e 9.

A macaúba também é utilizada pela medicina popular. Sua polpa e a farinha são ricas em vitamina A e betacaroteno, o que transforma o fruto em um ótimo suplemento alimentar. O consumo do fruto também contribui para o fortalecimento dos ossos, músculos e nervos, já que é uma excelente fonte natural de cálcio e magnésio.

Quem quer perder peso ou mantê-lo saudável deve certamente acrescentar ela a sua dieta diária. Ela ajuda a dissolver a gordura que se acumula em áreas como o fígado, vesícula biliar, sistema linfático e muito mais.

As frutas que os diabéticos podem comer precisam ser de nível glicêmico médio para baixo, como: maçã, pera, laranja, mamão, cereja e entre outras. Quem é diabético precisa ter um cuidado redobrado com a alimentação. Especialmente, quando se refere a alimentos ricos em carboidratos e açúcares, como é o caso das frutas.

Sucralose: é extraído da cana de açúcar e modificado para não ser absorvido pelo nosso organismo. O seu sabor é bem parecido com o do açúcar, não contém calorias, não altera a glicemia e, portanto, seu uso é indicado para diabéticos.

A casca pode ser utilizada como fonte de energia para a queima, e o endocarpo pode ser empregado na fabricação de carvão vegetal.

Essa erva não possui colesterol e é uma rica fonte de fibras dietéticas que ajudam a controlar o seu peso e podem manter o corpo em forma e livre de doenças. Alem disso, Os Benefícios da Macaúba, ajuda a dissolver a gordura que se acumula em áreas como o fígado, vesícula biliar, sistema linfático e muito mais.

Estimula o apetite, Fortalece as Articulações, Ganho de Massa Muscular.

A macaúba (nome científico Acrocomia aculeata) é uma palmeira que alcança até 25 metros de altura e possui espinhos longos e pontiagudos. Ela pode ser encontrada em quase todo o Brasil e por isso é também conhecida por outros nomes, como bocaiúva, macaiba, coco-baboso e coco-de-espinho.

É uma palmeira com estipe (caule) solitário, com espinhos, possui de 5 a 15m de altura. Suas folhas são verdes, cobertas por espinhos de diferentes tamanhos e são ordenadas em diferentes planos, criando assim um aspecto plumoso à copa.

Além de alimentar vários animais típicos do Cerrado, a polpa carnosa é muito consumida em sucos, picolés, geléias, licores, bolos e sorvetes. As amêndoas são usadas na fabricação de doces, pães, biscoitos, canjica e óleos. Cada planta pode oferecer até 2.600 coquinhos por colheita e demora até 8 anos para frutificar.

Repleto de sais minerais, como cálcio, magnésio, zinco, ferro, selênio, manganês, fósforo e potássio, o coco contém também, em sua composição, vitaminas, antioxidantes e fibras. É ainda rico em ácidos graxos, que são usados como fonte de energia rápida.