Quais são os costumes de Pernambuco?

Perguntado por: lteles . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

Maracatu, caboclinhos, coco-de-roda, ciranda, samba, afoxé e o frevo este último reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, segundo a Unesco, são alguns dos ritmos que animam os foliões em todas as RPA's da cidade, com especial destaque ao Bairro de Recife.

Capital mais antiga: A cidade de Recife foi fundada em 1537, sendo a capital Brasileira mais antiga. Maior bloco de Carnaval: O Guinness Book considera o bloco pernambucano “Galo da Madrugada” como o maior bloco de Carnaval do mundo.

Com 98.311 km², Pernambuco é um dos 27 estados brasileiros. Localizado no centro leste da Região Nordeste, tem sua costa banhada pelo Oceano Atlântico. O estado faz limite com a Paraíba, Ceará, Alagoas, Bahia e Piauí. Também faz parte do território pernambucano, o arquipélago de Fernando de Noronha, a 545 km da costa.

frevo

Todo pernambucano e, até brasileiro, conhece o frevo, dança típica pernambucana. Famosa e difundida principalmente no Carnaval, ela surgiu em Pernambuco entre os séculos XIX e XX, sendo instituída primeiro como um ritmo carnavalesco.

As iguarias salgadas mais conhecidas são, entre outras, o beiju ou tapioca, a feijoada à brasileira, o arrumadinho, o escondidinho, os caldinhos a exemplo dos caldos de sururu, camarão e peixe, a caldeirada, a moqueca pernambucana, a peixada pernambucana, o cozido, o chambaril, o charque à brejeira, o bredo de coco, o ...

Tem o maracatu, o caboclinho, o coco de roda, a ciranda e o maior de todos os representantes - o frevo! O ritmo, aliás, é único e teve origem no próprio estado. Na festa, além das ladeiras de Olinda, do fervor do Recife Antigo, tem também o Galo da Madrugada, o maior bloco de rua do mundo (segundo o Guinness Book).

É conhecido pelas alcunhas de Leão do Norte, Terra do Frevo e do Maracatu, Terra Abençoada, além de Terra dos Altos Coqueiros, mencionada no hino do estado.

Pernambuco é conhecido como Leão do Norte por sua história de lutas libertárias, como a Batalha dos Guararapes, as revoluções dos Mascates, Praieira e de 1817, além da Confederação do Equador, e mais, recentemente, na redemocratização do país.

MESTRES

  • Barro.
  • Couro.
  • Fibras.
  • Fios.
  • Madeira.
  • Papel.
  • Pedra.

No topo do ranking do valor de produção em PE, está a uva, que registrou aumento de 25,1% em 2019, rendendo aos produtores R$ 1 bilhão e 250 milhões, maior montante entre os 19 estados brasileiros que a cultivam. No total, foram produzidas 456 mil toneladas da fruta no estado. Em seguida vem a cana-de-açúcar.

Indígenas. O território onde hoje é o estado de Pernambuco era povoado por diversas tribos indígenas como caetés, cariris e tabajaras, dentre outras etnias. Cada uma tinha sua língua e costumes e muitas vezes eram inimigas entre si.

O sotaque de Recife, capital do estado de Pernambuco, tem o “r” com uma pronúncia bem forte, que lembra o das línguas de origem germânica. Ele tem origem na invasão pelos holandeses, no século 17, da capitania de Pernambuco, a mais rica das possessões portuguesas na época.

O frevo é uma dança folclórica típica do carnaval de rua do Brasil. É uma das principais danças tradicionais brasileiras e uma das manifestações culturais mais conhecidas na região nordeste do país. Merece destaque no carnaval pernambucano, sobretudo, nas cidades de Olinda e Recife.

Este é o frevo, ritmo musical e tipo de dança folclórica nascido no Recife, no Estado de Pernambuco.

Os bailes populares eram conhecidos em Pernambuco por "forrobodó" ou "forrobodança" ou ainda "forrobodão" já em fins do século XIX. O forró tornou-se um fenômeno pop em princípios da década de 1950.

Bolo Souza Leão: um dos principais doces típicos de Pernambuco. Um dos doces mais antigos do Brasil, o bolo Souza Leão também é Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco.

Doces Pernambucanos: Um pedaço de história

  • Bolo de rolo. Pra começar, ao contrário do que muitos dizem, o bolo de rolo, iguaria que foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, não é rocambole! ...
  • Bolo Souza Leão. Esse aí é amostrado, visse? ...
  • Cartola.

Em Pernambuco, as pessoas têm um dialeto próprio, com palavras e expressões que todos conhecem e que não sai de moda: são passadas de geração em geração, transmitidas na internet, relembradas em reportagens e o melhor: não sai da boca do pernambucano, transformando o chamado pernambuquês sempre em alta.

Nas cidades de Olinda e Recife é possível ver as roupas tradicionais dos dançarinos de frevo, como a famosa sombrinha colorida, a camisa justa ou amarrada, a calça de algodão fino, as saias femininas, os shorts sumários e os acessórios coloridos. Outro ícone da cultura do nordeste é o vestuário tradicional das baianas.

A mais aceita no entanto é que o nome vem do tupi Paranã-Puca, que significa "onde o mar se arrebenta", uma vez que a maior parte do litoral do estado é protegida por paredões de recifes de coral.