Quais são os custos fixos?

Perguntado por: aveloso8 . Última atualização: 5 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Custos fixos são aqueles que não têm variação, independentemente do volume de produção ou vendas de uma organização em um período específico ou mesmo com as mudanças de atividades comerciais. Entre os principais exemplos estão aluguel, salários dos colaboradores, seguros, contas de serviços essenciais, etc.

O custo fixo é aquele que não muda mesmo quando há variação na produção ou nas vendas. Já o custo variável, acompanha o aumento ou queda das atividades do negócio. Em outras palavras, se seu negócio tiver um mês de maior produção, o custo fixo se mantém e o custo variável acompanha a oscilação.

Os custos variáveis são os custos que estão relacionados ao volume de vendas ou produção, ou seja, quanto maior é o volume de vendas, maior será o custo e vice-versa. O gestor da empresa é o responsável por saber os custos variáveis para identificar possíveis otimizações que incrementarão a margem de contribuição.

Quatro tipos de custos na contabilidade

  1. Diretos. Os custos diretos são todos aqueles que estão relacionados aos produtos e serviços vendidos pela empresa, ou seja, que têm impacto no valor final calculado para a comercialização. ...
  2. Indiretos. ...
  3. Fixos. ...
  4. Variáveis.

Outros exemplos de custos fixos são: internet, telefonia, segurança e limpeza. Por outro lado, os custos variáveis são os gastos que sobem ou baixam de acordo com o nível de atividade da empresa. Um bom exemplo de custo variável é a matéria-prima.

Quais são os gastos fixos mensais? Como exemplos de gastos fixo mensais temos pagamentos de parcelas da faculdade, aluguel, condomínio, planos de saúde, odontológico e funerário, parcelas de empréstimos, entre outros.

Os custos são gastos que estão ligados diretamente à produção e vendas, enquanto as despesas são todos os gastos fundamentais para a manutenção das atividades da empresa. Exemplos de custos são: salários dos funcionários da linha de produção, matéria-prima, comissões para vendedores.

Fixos são os gastos que não possuem uma relação direta com as vendas ou produção. Ou seja, aluguel, condomínio são exemplos de gastos fixos, pois não dependem do número de vendas realizadas ou quantidade produzida para existirem. Já os variáveis oscilam proporcionalmente de acordo com as vendas ou produção.

Fixo e indireto – mão de obra indireta, como por exemplo, supervisores, gerentes e diretores. Como já explicado anteriormente, mão de obra é um custo fixo e a que não está “na massa” é de difícil alocação aos produtos e por isso é indireta.

Custos diretos e indiretos: qual a relação? Os custos diretos são aqueles que podem ser atribuídos diretamente à oferta do produto ou prestação de serviço de uma empresa. Por sua vez, os custos indiretos são aqueles que você não consegue relacionar diretamente ao produto ou serviço.

Despesas variáveis são gastos que variam de acordo com a frequência e intensidade do consumo, como as contas de água e luz, combustível do carro e alimentação.

Alguns exemplos de custos são:

  • compra de matéria-prima;
  • mão-de-obra;
  • embalagens;
  • energia elétrica;
  • depreciação de máquinas e equipamentos;
  • manutenção;
  • materiais de limpeza para a fábrica.

Podemos classificar o custo em direto e indireto, fixo e variável. Consideramos aqui, produção tanto de bens quanto de serviços. Custos Diretos: valores que podem ser apropriados diretamente aos produtos, pois sabe-se a medida utilizada – quantidade (kg) de matéria prima.

Como calcular o custo fixo médio?

  1. Faça a medição a partir da escolha de um período específico. ...
  2. O segundo passo é fazer a soma de todos os seus custos fixos. ...
  3. Agora é necessário que você descubra a quantidade de produtos produzidos. ...
  4. Com os resultados à mão, divida os custos fixos pela quantidade de produtos produzidos.

Exemplos de custos variáveis incluem matérias-primas, salários dos trabalhadores envolvidos na produção, transporte, entre outros. Esses gastos estão diretamente relacionados à quantidade de bens ou serviços produzidos ou vendidos.

Os custos fixos incluem aluguel, salários, contas de luz e água, enquanto os custos variáveis incluem o estoque e os custos de transporte.

Quando um custo é frequente e ocorre todo mês, é chamado de custo fixo. Já quando ele existe esporadicamente, oscilando devido a quantidade vendida, estamos falando do custo variável.. Os custos diretos e indiretos, por sua vez, têm relação com a facilidade ou a dificuldade na atribuição de valor.

Qual o lançamento abaixo pode ser considerado Custo Fixo? Resposta Selecionada: e. Aluguel do prédio da fábrica.

Quais são as principais dicas para organizar as despesas fixas?

  1. Elabore um planejamento financeiro. O planejamento financeiro será a sua “bússola”. ...
  2. Tenha uma reserva de emergência. ...
  3. Diminua os gastos. ...
  4. Some as rendas mensais.