Quais são os deveres dos avós com os netos?

Perguntado por: apaz . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Os avós devem sempre visitar seus netos e vice-versa. A Constituição Federal assegura no seu artigo 227, o direito da criança de ter contato com os avós, a mesma determinação está no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), nos arts. 4° e 19). Mantendo assim a convivência familiar.

O que parece essencialmente benéfico para os avós, no entanto, não necessariamente resulta dessa maneira. Em geral, as fixações legais que obrigam os pais a permitirem a visita geralmente resumem-se a um final de semana por mês, acrescido de um dia de semana por mês, em alguns casos.

A avó paterna não é exceção quando se trata de apoiar a educação de seus netos. Ela pode fazer a diferença no desenvolvimento e nos relacionamentos que eles vão ter com outras pessoas no futuro. Além disso, também é uma forma de fortalecer o relacionamento com o papai.

Nos dias de hoje, o papel dos avós vão além do agrado aos netos, eles participam ativamente da rotina das crianças e são personagens importantes na educação compartilhada com os pais. Neste momento, os conflitos de ideias e valores podem aparecer. O importante é o diálogo e respeito mútuo.

A pesquisa, que avaliou mais de 7.700 alemães com idades entre 50 e 85 anos, descobriu que cuidar dos netos não fez os avós se sentirem mais jovens do que sua idade real. Foi considerada para a pesquisa, a idade que as pessoas sentem que têm, refletindo seu bem-estar mental e físico.

Ser avó é estar ao lado dos seus netos em todos os momentos, sejam eles bons ou ruins, saber que podem contar com outro lar para se refugiar das batalhas desse mundo.

Amor de é um amor sem medida. Ser avó é cuidar, amar, mimar, proteger e abençoar. Ser avó é bom demais! Eu aprendi o significado do verdadeiro amor com o olhar e o cuidado da minha avó.

A alienação parental é crime? A alienação parental não pode ser considerada um crime propriamente dito, mas configura uma irregularidade e vitimiza justamente quem se busca proteger: a criança.

A prática caracteriza-se como toda interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos pais, pelos avós ou por qualquer adulto que tenha a criança ou o adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância.

Dessa forma, caso a convivência dos avós com os netos esteja sendo impedida por ambos ou por apenas um dos pais, sem qualquer motivo aparente, eles podem ingressar com ação na justiça para ter regulamentado o seu direito de visitas, até mesmo para preservar os direitos dos menores envolvidos.

A família materna sempre tem a preferência da guarda. A menos que os avós maternos ou tios (irmãos da mãe) não puderem, os avós paternos são chamados, na mesma ordem.

avó materna: mãe da mãe. avó paterna: mãe do pai.

Por que a avó materna é a mais importante
A avó materna é a encarregada de transferir a maior parte da carga genética dentre todos os avós. E a genética pula uma geração. Por isso, muitas crianças não se parecem com seus pais, mas sim com seus avós.

Dados semelhantes foram expressos por Lopes, Neri e Park (2005) sobre os aspectos positivos da situação de assumir o papel de pai ou mãe dos netos: sentimentos de renovação pessoal, oportunidade de ter companhia e gratificação por estarem provendo uma nova geração com cuidados e ensinamentos.

Graças aos avós menos crianças obesas
Os únicos animais 'avós' que amam seus netos. Os únicos com uma esperança de vida suficientemente longa para ter tempo para dedicar aos seus netos. Por ter tempo livre, sem ataduras nem responsabilidades, podem se dedicar aos seus netos.

De longe ou de perto, todos têm muito a somar na criação dos netos. Além de ajudar mães e pais e transmitir conhecimento entre gerações, essa relação cria memórias que ficam para sempre.

Cuidar dos netos significa para os avós redescobrir o lado surpreendente do mundo, a inocência e o amor mais incondicional. Às vezes os pais podem sentir que os avós estão roubando seu papel de protagonistas, que se excedem dando às crianças tudo o que querem sem nunca dizer-lhes não.