Quais são os elementos de textualidade?

Perguntado por: omaldonado . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Entende-se por textualidade um conjunto de características que nos possibilita conhecer um texto. Os fatores de textualidade são os seguintes: coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, informatividade e relevância.

Segundo Beaugrande e Dressler (1981), existem alguns elementos ou fatores responsáveis pela textualidade. Tais fatores são em número de sete: coesão, coerência, informatividade, situacionalidade, interxtualidade, intencionalidade e aceitabilidade.

Textualidade é a característica fundamental dos textos, orais ou escritos, que faz com que eles sejam percebidos como textos. Não é inerente a eles, pois uma mesma sequência linguística, falada ou escrita, pode ser considerada como texto legítimo por uns e parecer um absurdo, sem sentido, para outros.

De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo, texto expositivo e texto injuntivo.

Tipos textuais

  • narrativo.
  • descritivo.
  • dissertativo.
  • expositivo.
  • injuntivo.

Os tipos textuais dividem-se em: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo. Portanto, para compreender a diferença básica entre as duas classificações, é necessário entender que gênero textual é a parte concreta e tipologia textual é a parte que integra um campo mais teórico, mais formal.

O princípio da consistência é elemento importante no estilo e pode ser analisado de três formas complementares: consistência da expressão gramatical; consistência de categoria; consistência de sequência.

Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição.

Fatores semânticos: são aqueles que privilegiam o estudo da estrutura textual, a língua, ou seja, a sua concentração está no próprio texto. Dentro dessa categoria, apresentam-se dois elementos da textualidade: coerência e coesão.

Coerência textual está relacionada ao(s) sentido(s) de um texto verbal ou não verbal. Ela pode ser sintática, semântica, temática, pragmática, estilística ou genérica. A construção de sentido(s) do texto depende de elementos linguísticos e extralinguísticos.

Por exemplo, quando um poema faz alusão a outro poema, a intertextualidade ocorreu entre dois gêneros discursivos iguais. No entanto, se uma canção faz alusão a um romance ou então se um desenho animado faz alusão a uma pintura, dizemos que houve intertextualidade entre dois gêneros discursivos diferentes.

Texto: unidade básica de manifestação da linguagem. O que é textualidade? é o conjunto de características que fazem com que uma sequência linguística seja um texto e não uma sucessão de frases que não compõem um todo significativo.

Nesse tipo de texto é obedecida uma lógica entre ações e personagens. Cada ação obedece a um tempo que permite conhecer a ordem dos acontecimentos sem contradições. Exemplo: Ele ligou à noite para acalmar o desespero dela.

A coesão diz respeito ao encadeamento de ideias entre as frases e parágrafos. Já a coerência textual se refere à ligação entre as ideias do texto, que deve ser feita de maneira lógica para transmitir corretamente a mensagem.

Os tipos textuais são, portanto: Texto narrativo; Texto descritivo; Texto dissertativo expositivo; Texto dissertativo argumentativo; Texto explicativo injuntivo; Texto explicativo prescritivo. Os tipos textuais dividem-se em: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo.

Gêneros textuais de texto argumentativo

  • Editorial Jornalístico.
  • Resenha.
  • Artigo de opinião.
  • Ensaio.
  • Monografia, dissertação de mestrado e tese de doutorado.

Os tipos de textos reúnem 5 tipos (narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo) sendo caracterizados por conterem um objetivo e uma estrutura geralmente fixa. Já os gêneros textuais são estruturas que surgem dos tipos de textos.

Tipos textuais

  • narrativo;
  • descritivo;
  • dissertativo;
  • expositivo;
  • injuntivo.

Suas principais características são: uso de verbos de ligação; retrato verbal; uso recorrente de adjetivos, substantivos e locuções; e presença constante de verbos no passado. Do ponto de vista estrutural, ele possui uma introdução ao elemento a ser descrito e a descrição propriamente dita.