Quais são os gases perfeitos?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Gases perfeitos ou ideais são aqueles cujas moléculas se movem ao acaso, todas com a mesma velocidade média, cujas colisões entre si e com o recipiente são sempre elásticas e não exercem forças entre si (apenas nas colisões).

Gás ideal ou gás perfeito é um modelo teórico em que um grande número de partículas diminutas movem-se aleatoriamente com diferentes velocidades, podendo sofrer apenas colisões perfeitamente elásticas entre si.

Características dos gases nobres

  • Hélio (He)
  • Neônio (Ne)
  • Argônio (Ar)
  • Criptônio (Kr)
  • Xenônio (Xe)
  • Radônio (Rn)

Portanto, os gases nobres são: hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr), xenônio (Xe) e radônio (Rb).

Os gases reais são todos os gases existentes na natureza, salvo quando estão em condições de pressão e de temperatura particulares e nestes casos são considerados aproximadamente, para efeitos apenas de cálculos facilitados, como gases perfeitos ou ideais.

As condições normais de temperatura e pressão (cuja sigla é CNTP no Brasil e PTN em Portugal) referem-se à condição experimental com temperatura e pressão de 273,15 K (0 °C) e 101 325 Pa (101325 Pa = 1,01325 bar = 1 atm = 760 mmHg), respectivamente.

Um gás real é aquele que obedece às leis de Boyle-Mariotte, Charles e Gay-Lussac. Isso significa, que em determinadas condições, ele pode sofrer as transformações isotérmica, isocórica, isobárica e adiabática.

Gases é o nome dado às substâncias que se encontram no estado físico da matéria conhecido como gás.

As principais características dos gases ideais são a ausência de forças atrativas ou repulsivas entre suas partículas, que colidem elasticamente entre si, ou com as paredes do recipiente que os contém. Além disso, entende-se que, em um gás ideal, as moléculas ocupam um espaço desprezível.

O estudo dos gases compreende a análise da matéria quando se apresenta no estado gasoso, sendo este o seu estado termodinâmico mais simples. Um gás é composto por átomos e moléculas e nesse estado físico, um sistema apresenta pouca interação entre suas partículas. Devemos notar que um gás é diferente do vapor.

Os gases que fazem parte da composição do ar são em sua maioria o oxigênio e o nitrogênio. O ar é composto também por gás carbônico, gases nobres e vapor de água. O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres.

Empiricamente, em tal lei, observam-se uma série de relações entre a temperatura, a pressão e o volume do gás que dão lugar à lei dos gases ideais, enunciada pela primeira vez por Émile Clapeyron, em 1834, o que confere, em muitos casos, o título equação de Clapeyron para a equação de estado dos gases ideais.

As três transformações gasosas são: transformação isotérmica, isobárica e isocórica ou isovolumétrica. Existem três grandezas que definem o comportamento ou o estado dos gases, que são a pressão, o volume e a temperatura.

De símbolo Uuo, o Unounóctio tem número atômico 118 (118 prótons e 118 elétrons). Seu nome vem do latim e significa “um, um, oito”, referente ao seu número atômico. É um elemento novo, pois foi descoberto em 2016.

Metais: Os metais constituem a maior parte dos elementos da Tabela Periódica, representando dois terços deles, o que resulta em um total de 87. Alguns exemplos são a prata, ouro, cobre, zinco, ferro, alumínio, platina, sódio, potássio, entre outros.

Hidrogênio

O Hidrogênio é o elemento químico mais leve do universo e é capaz de ligar-se com outros átomos de Hidrogênio, formando um gás que apresenta diversas utilizações.

Os gases nobres são os elementos químicos pertencentes ao grupo 18 da Tabela Periódica, isto é, da família do hélio. Todos são gasosos e possuem baixa reatividade.
...
Esses elementos são:

  • hélio (He),
  • neônio (Ne),
  • argônio (Ar),
  • criptônio (Kr),
  • xenônio (Xe) e.
  • radônio (Rb).

A resposta à pergunta inicial: qual combustível polui mais? Sem dúvidas é o diesel, ele se tornou o grande vilão no trânsito, e para agravar a situação, os veículos movidos a diesel, como ônibus e caminhões, não são equipados com bons catalisadores.

Os gases nobres são os elementos químicos presentes e classificados na família 18 – ou 8A – da tabela periódica. Neste grupo, são encontrados o Hélio, o Neônio, o Argônio, o Criptônio, o Xenônio, o Radônio e o Oganessônio, recentemente descoberto.