Quais são os instrumentos dos negros?

Perguntado por: esilva . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

A maioria é de percussão, como o tambor, atabaque, cuíca, afoxé, agogô, maracas, marimba e alguns tipos de flauta.

Panela de barro e colher de pau: a africanidade nos instrumentos culinários - Mundo Negro.

E os principais instrumentos são: afoxé, agogô, atabaque, berimbau e tambor.

Os gêneros principais incluem jazz, blues, rhythm and blues, soul, rock and roll, funk e, mais recentemente, o rap, que é um dos cinco elementos da cultura hip-hop. A música foi usada como uma forma de expressar desejos e necessidades que foram ignoradas devido a climas raciais e políticas adversas.

O cravo é um instrumento de teclado que possui formato semelhante ao do piano de cauda antigo, porém pode ser composto por um ou dois teclados. Difere do piano pelo fato de ter seu som produzido através de martinetes que beliscam as cordas.

Desde a época em que eram escravizados, as igrejas faziam a evangelização dos afro-americanos, e foi assim que a Black Music começou a fazer parte da religião. Daí o estilo Soul Music, ou música da alma, como ela é chamada, era a maneira que eles cantavam os salmos nas igrejas, sempre falando de amor e fé.

A raiz negra está em tudo: no samba, no pagode, no afoxé, nas festas folclóricas como a do maracatu. Além dos ritmos, os africanos trouxeram também instrumentos, a cuíca e outros instrumentos de percussão, como o atabaque e o berimbau. Essas foram as maiores contribuições do elemento africano.

nas congadas, maracatus, capoeiras e reisados, os ritmos africanos estão na base da música tocada”. Segundo a interpretação de Cascudo (1984, p. 242): “Congadas, congados, congos, autos populares brasileiros, de motivação africana, representados no Norte, Centro e Sul do país.

Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma enormidade de aspectos: dança, música, religião, culinária e idioma.

Alguns deles vendem produtos manufaturados e artesanais africanos para poder pagar seus estudos. Em compensação, quando retornam à África, vendem roupas íntimas e biquínis produzidos no Brasil (que, dizem, ajustam-se melhor ao corpo africano), CDs com música popular brasileira e gravações piratas de telenovelas.

A alimentação do escravo numa propriedade abastada compunha-se de canjica, feijão-negro, toucinho, carne-seca, laranjas, bananas e farinha de mandioca. Igualmente, entre as classes populares comia-se farinha de mandioca, laranjas e bananas.

Instrumentos Musicais brasileiros: conheça os principais

  1. Pandeiro. O pandeiro está entre os principais instrumentos musicais brasileiros, uma vez que é bastante utilizado em alguns estilos de música bem tradicionais do Brasil, tais como: o pagode e o samba. ...
  2. Berimbau. ...
  3. Cuíca. ...
  4. Agogô ...
  5. Cavaquinho. ...
  6. Afoxé

O berimbau é um instrumento de corda que possui apenas duas notas, pois ele é ritmado, surgiu em Angola com o nome de hungu, e vieram a serem utilizados e montados por escravos aqui no Brasil, para as acrobacias dos capoeiristas.

Dança Negra é toda prática que se inspira, seja nas danças locais tradicionais ou patrimoniais originárias diretamente da África subsaariana ; seja nas danças derivadas do continente africano; seja nas danças que encontram uma inspiração mítica, espiritual, ou no imaginário e saber filosófico africano.

Entre os muitos ritmos de origem africana, podem ser destacados: o ahouach, o guedra, o schikatt, a gnawa, a kizomba e o semba.

Externamente, o cravo difere do piano por não ter pedais e por ser menor – ele tem as teclas mais finas que o piano. Mas o que muda mesmo é a parte mecânica. No cravo, as cordas não recebem impacto, elas são “beliscadas”, de um jeito parecido ao que os dedos fazem ao tocar um violão.