Quantos instrumentos musicais Davi fez?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Além das trombetas que o Senhor tinha ordenado por Moisés, Davi acrescentou címbalos, alaúdes, e harpas (I Crônicas 15:16; 16:5-6).

Na época do rei Davi, milhares de músicos serviam no templo em Jerusalém, com canto e instrumentos musicais. Dentre esses, havia um grupo de 288 mestres, que se revezavam em 24 turnos de 12 pessoas, para que o louvor a Deus se mantivesse sem interrupção.

Davi, um personagem histórico e bíblico, entre outras qualidades, era considerado um harpista talentoso. A harpa é referida como um instrumento angelical, simbolizando a harmonia e o louvor a Deus. A harpa era um instrumento significativo não só para os cristãos, mas também para o povo celta.

Davi foi um guerreiro, profeta e rei do povo de Israel. Reinou durante quarenta anos, entre 1006 e 966 a. C. e conseguiu lançar as bases para a formação de um verdadeiro Estado hebraico.

harpa

I Samuel 16:23
23 E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.

Portanto, o primeiro músico mencionado na Bíblia é Jubal, conforme texto extraído do relato bíblico: “Ada deu à luz Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado. O nome de seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta” (Gênesis 4:20-21).

Na Bíblia Sagrada encontramos referência a Jubal, "pai de todos os que tocam harpa e flauta" (Gênesis 4:21).

A profetisa Míriam, que era irmã de Arão, pegou um pandeiro, e todas as mulheres a acompanharam, tocando pandeiro e dançando.

Recentemente o Guinness Book outorgou a Venezuela o título de maior orquestra sinfônica do mundo.

Sistema Nacional de Orquestras Simón Bolívar reuniu 12 mil músicos para romper recorde e entrar para Guinness Book. A Venezuela bateu o recorde do Guinness Book de maior apresentação de orquestra sinfônica do mundo.

O atual recorde, de 2019, foi registrado em São Petersburgo, na Rússia, por uma orquestra de 8.097 músicos.

Segundo a Bíblia, Jubal foi o pai dos homens que tocavam harpa e flauta no mundo antes do Dilúvio.

A palavra hebraica de fato indica um instrumento, que talvez fosse uma flauta de junco. De qualquer forma, Jubal parece ter sido o inventor desses instrumentos musicais, e quem sabe o primeiro músico, ou seja, o pai das artes musicais.

Na Bíblia é comum encontrarmos pessoas que foram instrumentos de Deus na preservação e na salvação do seu povo. Míriam foi uma dessas personagens na história da formação da nação israelita. Ela foi uma grande líder durante a travessia do povo de Deus no deserto, após a libertação do povo de Israel.

I Sam 16, 23: “E sempre que o espírito mau, permitido por Deus acometia o rei Saul, Davi tomava a harpa e tocava.

Enquanto Israel usava uma variedade de instrumentos na vida comum, na adoração eram utilizados somente os instrumentos autorizados por Davi, principalmente harpas, liras e címbalos (Ver I Crônicas 25:6 e 7, e também 15:16). De fato, em algumas ocasiões, somente cordas são mencionadas (Ver Salmos 92:3; 33:2; 108:2).