Quais são os limites e as possibilidades para assegurar a Efetivaçao de uma educação inclusiva com qualidade?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 16 de maio de 2023
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Os limites e as possibilidades para assegurar a efetivação de uma educação inclusiva com qualidade, estão diretamente relacionados aos recursos disponíveis a sua efetivação, assim como o planejamento, e a boa vontade de ambos os profissionais de educação e comunidade escolar a respeito do olhar sobre o novo.

Comunidade escolar despreparada
Talvez o principal desafio que a educação inclusiva no Brasil encontra seja a despreparação da comunidade escolar para lidar com a inclusão. Isso acontece porque não possuímos uma educação ou metodologia voltada à inclusão.

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  • 2 - Barreiras de comunicação.
  • 3 - Barreiras físicas.
  • 4 - Barreiras da política.
  • 5 - Barreiras programáticas.
  • 6 - Barreiras Sociais.

Os resultados dessa análise revelam que as dificuldades encontradas pelos entrevistados incluem a falta de materiais, recursos e equipamentos adaptados aos alunos com deficiência visual; o número elevado de alunos nas classes comuns; a falta de formação adequada de professores à diversidade dos alunos, entre outras.

As barreiras arquitetônicas são os maiores empecilhos para as pessoas com necessidades educacionais especiais - deficiência física, que fazem uso de cadeira de rodas, bengalas ou muletas para se locomoverem. Não apenas dificultam, mas, muitas vezes, impedem completamente sua inserção na sociedade.

Para uma Educação Inclusiva, as barreiras existentes no recinto escolar precisam ser superadas pelos seus atores, profissionais, alunos, pais, agentes da comunidade e parceiros.

A resposta correta é: Formação de professores, foco nas potencialidades, espaços adequados, estabelecimento de parcerias.

Homogeneidade, tradição, preconceito, socialização e radicalização são as barreiras que dificultam o processo de inclusão.

“Os maiores desafios que encontramos em uma instituição como a escola ou em uma sociedade que não avançou no sentido da inclusão, é repensar as suas próprias regras, o próprio modo de atuar a partir de práticas naturalmente excludentes, que consideram as diferenças em alguns e não em todos.”

Essas barreiras podem ser encontradas em diversas formas, como: objetos, construções ou reformas mal projetadas, papeleiras, semáforos, quiosques, árvores, cabines de transportes públicos, cabines telefônicas que são encontrados em passeios e calçadas impedindo a passagem das pessoas com deficiência.

Somado a isso existem outros desafios como: tornar o processo de aprendizado atraente, ter perspicácia e cordialidade no trato com a hierarquia, bem como outros limites a eles relacionados. Tudo isso está muito presente na escola não inclusiva, com alunos considerados “normais”.

Segundo os acadêmicos Guilherme Henrique e Jackeline Alves, os estudos mostram que as principais dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência são as barreiras arquitetônicas, as barreiras comunicacionais e as barreiras atitudinais.

Porém, as que causam maior impacto são as atitudinais, que se referem a atitudes e comportamentos que impedem ou prejudicam a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.

Os 5 maiores desafios da educação e como solucioná-los

  • Acesso à escola e o processo de aprendizagem.
  • Modelo distorcido de formação de docentes.
  • Falta de investimentos generalizados e inovação.
  • Desinteresse por parte dos alunos.
  • Participação das famílias na vida escolar.