Quais são os métodos Parasitologicos?

Perguntado por: rteixeira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

Os métodos mais empregados são os que permitem o diagnóstico de vários parasitos, os que são de fácil execução e mais baratos. São eles: sedimentação espontânea (Hoffman, Pons e janer) e os da centrifugação (MIFC e Ritchie), constituindo-se os métodos de rotina do EPF.

As técnicas de concentração se dividem em: flutuação e sedimentação, e cada uma destas se subdivide em flutuação simples e centrifugo-flutuação; sedimentação simples e centrifugo-sedimentação.

O exame parasitológico direto a fresco é considerado um procedimento simples e eficiente para estudo das fezes que permite o diagnóstico dos protozoários (trofozóitos e cistos) e dos helmintos (ovos, larvas e pequenos adultos).

Quais são os tipos de exame de fezes?

  • Parasitológico. Também chamado de protoparasitológico, esse exame tem a finalidade de pesquisar o aparecimento de possíveis vermes intestinais, sendo que há dois tipos deles: protozoários e helmintos. ...
  • Coprocultura. ...
  • Sangue Oculto. ...
  • Rotavírus.

Técnica de Willis-Mollay é um método de teste para identificação de ovos e larvas de alguns tipos de nematódeos e oocistos de protozoários. Nessa técnica, é utilizado o principio da flutuação em solução saturada. Material: Fezes frescas refrigeradas.

Simplificando, a principal diferença entre pesquisa quantitativa e qualitativa é a seguinte: dados quantitativos apresentam os números que comprovam os objetivos gerais da pesquisa, enquanto dados qualitativos permitem compreender a complexidade e os detalhes das informações obtidas.

abordagem qualitativa oferece três diferentes possibilidades de se realizar pesquisa: a pesquisa documental, o estudo de caso e a etnografia.

Exame parasitológico de fezes (EPF)
Teste usado para encontrar parasitas que causam diarreia, fezes soltas ou aquosas, cólicas, flatulência (gases) e outras doenças abdominais.

Esse exame é feito analisando as amostras de fezes coletadas por métodos de separação que permitem identificar parasitas, quando presentes. Para esse exame, você deve retirar no laboratório o material para coleta das amostras de fezes. Depois disso, a amostra pode ser obtida em qualquer evacuação.

A técnica de Hoffman, Pons e Janer ou Lutz ou método de sedimentação espontânea consiste basicamente na mistura das fezes com água, sua filtração por uma gaze cirúrgica (ou parasitofiltro) e manutenção em repouso, formando uma consistente sedimentação dos restos fecais ao fundo do cálice.

O método Kato-Katz permite revelar, além dos ovos de Schistossoma mansoni, ovos de outros helmintos presentes nas amostras de fezes, tais como: Ascaris, Schistosoma, Ancilostomídeos, Trichuris, Taenia e com menos frequência os de Enterobius e Strongyloides.

O método de Blagg (MIFC) se baseia na concentração por centrífugo- sedimentação das estruturas parasitárias em éter, tem por finalidade a pesquisa de ovos e larvas de helmintos, como também cistos de protozoários (BLAGG et al., 1955).

Método de Faust é um exame parasitológico de fezes, que consiste na centrífugo-flutuação em sulfato de zinco. As fezes são homogeneizadas em água filtrada,e centrifugadas até a solução tornar-se clara. Após isto, ressuspende-se a solução com sulfato de zinco a 33%, densidade de 1,18 g/ml. Centrifuga-se novamente.

O Método de Baermann-Moraes em coprologia é um método de análise parasitológica de fezes. É um método que detecta larvas vivas, através de hidrotropismo e termotropismo positivo. Usualmente utilizado para detectar principalmente larvas de Strongyloides stercoralis, podendo observar larvas de ancilostomídeos.

O exame parasitológico é um teste realizado com amostras de fezes. O objetivo principal da análise é diagnosticar parasitas intestinais. Para isso, são utilizados critérios morfológicos. Ou seja, com o material coletado, a forma dos seres vivos é procurada e estudada.

A Coprocultura serve para identificar microrganismos potencialmente indicativos de infecções e, na maioria dos casos, solicita-se a realização do exame Parasitológico de fezes para verificar a presença de parasitas.

A urocultura será responsável por detectar a presença de bactérias que estejam causando a infecção, é comum que os médicos solicitem juntamente o antibiograma, que é um tipo de exame realizado para avaliar quais antibióticos serão capazes de combater esta infecção.

O Método de Ritchie (1948) é uma metodologia eficiente para diagnóstico parasitário em matrizes ambientais, porém apresenta como desvantagem o uso do éter etílico e formaldeído, reagentes toxicológicos para a saúde ambiental e ocupacional.