Quais são os pretos velhos da linha de Oxum?

Perguntado por: ngalvao . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Preta Velha: nomes mais conhecidos:

  • Vó Cambinda;
  • Vó Cecília;
  • Vó Maria Conga;
  • Vó Catarina;
  • Vó Ana;
  • Vó Quitéria;
  • Vó Benedita;
  • Vó Cambinda;

Omolú

Como entidades, os Pretos velhos trabalham sob égide de Omolú o Orixá guardião das almas. Chamados carinhosamente de meu pai, vovôs e vovós, os Pretos velhos transmitem humildade, têm muita força espiritual e são grandes orientadores.

Oxum e Exu são os orixás regentes de 2023. Amarelo e azul-escuro; preto e vermelho são suas cores. Energético, alegre, carismático, brincalhão e muito atraente. É dono de um invejável magnetismo e de uma excelente lábia.

A Pomba Gira é especializada em amor e relacionamentos por ser a "orixá do trono do desejo e dos estímulos". É vista como a personificação das forças da natureza, que equivale à força feminina de Exu – orixá guardião do comportamento humano, das casas e das aldeias.

Galinha - que ampara seus pintinhos tem a proteção da senhora da fertilidade, Oxum.

lírios

Oxum é representada por uma bela jovem de cabelos longos que está às margens de rios e cachoeiras, penteando os cabelos e se enfeitando com lírios que colhe nas margens desses rios.

Era Xangô. Ele era um alabê, chefe dos tocadores de atabaques, que rejeitou deitar-se com Oxum. Ao ritmo de um atabaque, com toques rápidos de características guerreiras, Oxum desmanchava-se em felicidade numa relação sexual com Xangô. Oxum implorava por seu amor, mas ele só desdenhava dela.

Universo Simbólico dos Pretos-Velhos
Segundo o pesquisador, a influência católica é tão presente sobre os pretos-velhos, que eles, muitas vezes, se revelam como uma espécie de metáfora afro-brasileira do próprio Jesus Cristo, bastião do catolicismo.

Sarava! A saudação dos Pretos Velhos, quer dizer: salve sua força. Um equivalente ao Namastê – o deus que está em mim saúda o deus que vive em você.

OXUM - 21/6 a 21/7
Nos momentos a dois, não pode ter ausência de afeto. Combina com os filhos de: Nanã, Omulu e Oxóssi.

Inês Maria

Mejigã, africana do povo Ijexá, trazida à força para o Brasil, foi obrigada a ser escrava e tornar-se Inês Maria. Sacerdotisa de Oxum Abalô, Inês endureceu suas mãos na labuta diária do engenho. E os luxos da Oxum foram substituídos pela corrente, pela cafua, pela senzala.

Quem é Oxum:
Oxum é uma orixá, é a rainha da água doce, dona dos rios e cachoeiras, cultuada no candomblé e também na umbanda, religiões de origem africana. Oxum é a segunda esposa de Xangô e representa a sabedoria e o poder feminino. Além disso, é vista como deusa do ouro e do jogo de búzios.

Maria Padilha da Calunga - Linha de Oxum/Iemanjá Maria Padilha das Sete Catacumbas / Sete Tumbas - Linha de Omolu-Obaluaê Maria Padilha da Navalha - Linha de Oxum. Maria Padilha das Sete Saias - Linha de Oxum.

Guia de Proteção para Oxum, Protetora de Câncer
Contas nas cores: dourado, azul e branco. Faça em um sábado e deixe-o em um copo com água e sal por três dias, embaixo de uma árvore (lembre-se de cobrir com um pano branco). Ao retirá-lo, enxugue-o com o mesmo pano.

Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.

5, 7, 10 e 16

Oxum é a Senhora dos rios e cachoeiras. Rege a beleza e o amor. Para ter sua proteção, use aos sábados roupas ou peças amarelas, azuis ou rosas e ofereça-lhe feijão fradinho cozido com ovos cozidos. Seus números para sorte: 5, 7, 10 e 16.

Oxum tem como um dos seus principais símbolos o abebé, que é um leque que possui um espelho em sua superfície, referência à beleza e à vaidade da orixá. Ela mesmo se encanta com sua perfeição e por isso está sempre contemplando sua imagem.

Oxum é a orixá das águas, principalmente, as águas calmas e, devido a isso, essa divindade está muito ligada às emoções. Sua cor é o amarelo e ouro que demonstra toda a riqueza e abundância que Oxum traz consigo.

No lado negativo, fazem feitiçaria, rogam pragas e são muito ardilosas. Sabem pedir as coisas, tem jeitinho e são dengosas. Gostam de tudo que tenha estética e de joalherias. São ambiciosas.