Quais são os quatro tipos de semeio?

Perguntado por: oreal . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

De acordo com o estado físico, sua classificação baseia-se em:

  • Líquidos ou caldos: crescimento indiscriminado com turvação do meio;
  • Sólidos: crescimento de colônias isoladas, muito utilizado para culturas puras;
  • Semi-sólido: adição de menor quantidade de ágar, mobilidade bacteriana;

O semeio bacteriano é uma técnica utilizada para cultivar bactérias em um meio de cultura sólido ou líquido para posterior análise.

As técnicas de semeadura são utilizadas para se obter colônias isoladas em meio sólido, para identificação de bactérias ou leveduras presentes em materiais biológicos em seus diferentes tipos morfológicos.

Semeadura: quais os cuidados necessários?

  • Atenção ao solo. ...
  • Temperatura do solo. ...
  • Não se esqueça da umidade do solo. ...
  • Certifique a profundidade da semeadura. ...
  • Utilize o espaçamento ideal. ...
  • Faça a adubação correta. ...
  • Realize o monitoramento de pragas e doenças.

A expressão "Semeadura Direta" deve ser entendida como o ato de depositar no solo sementes ou partes de plantas na ausência de mobilizações intensas de solo, tradicionalmente promovidas por arações, escarificações e gradagens.

A profundidade ideal de semeadura é aquela que garante uma homogênea germinação das sementes, rápida emergência das plântulas e que proporcione mudas vigorosas (SCHMIDT, 1974). Essa profundidade, segundo DEICHMANN (1967), deverá ser um pouco maior que o diâmetro da semente.

Plantio: é o ato de se colocar partes vegetativas ou mudas no solo para instalação de uma determinada cultura. Ex.: cana-de-açúcar, mandioca , mudas de arroz inundado, algumas hortaliças, outras culturas com plantio ou transplantio. Semeadura: é o ato de se colocar a semente no solo.

O ágar nutriente é o tipo mais comum utilizado em meios de culturas gerais. Ele contém nutrientes básicos que permitem o crescimento da maioria das bactérias e fungos. Já o ágar Sabouraud é usado na cultura de fungos, enquanto outros agares como MacConkey são usados para isolar bactérias intestinais.

Semeadura: Utilizar um “swab” estéril para cada cultura, imergindo-o no “inóculo” . Esgotar o excesso de líquido, apertando o “swab” contra a parede do tubo e semear cada microrganismo em ágar Mueller-Hinton em diferentes sentidos, assegurando uma semeadura uniforme.

O ágar é um solidificante que é usado no preparo dos meios de cultura, que quando adicionado a um caldo nutriente (mistura de nutrientes específicos necessários para o cultivo de um determinado microrganismo), forma um meio de cultura.

Em uma curva típica de crescimento bacteriano, há quatro fases básicas: a fase lag ou fase de latência, a fase log ou fase exponencial, a fase estacionária e a fase de morte celular ou decaimento (decréscimo logarítmico), conforme representado na figura abaixo.

A palavra "agricultura" vem do latim e é composta pelos termos “agru”, que significa “terra cultivada ou cultivável”, e “colere" (cultura), que corresponde a "cultivo".

A técnica de semeadura por esgotamento é uma das mais utilizadas quando se quer isolar culturas puras em amostras com culturas mistas, formando colônias isoladas e possibilitando a identificação dos microrganismos que cresceram nesse meio.

Para a semeadura em meio sólido: divida a Placa de Petri em três partes, utilizando um pincel marcador para fazer linhas na parte inferior da placa. Depois, mergulhe a alça de platina esterilizada na cultura bacteriana que for usar.

Colocar 1 ml de cada diluição em uma placa de Petri estéril. Fundir 10 ml de meio sólido e refriar a 65ºC. Derramar sobre a amostra na placa e aplicar movimentos suaves na placa para misturar a amostra com o meio; Esperar o meio solidificar novamente e incubar as placas a 37ºC por 24 a 48 horas.

Em Gálatas 6.7-9, a Bíblia diz: “Não se deixem enganar: ninguém pode zombar de Deus. A pessoa sempre colherá aquilo que semear. Quem vive apenas para satisfazer sua natureza humana colherá dessa natureza ruína e morte. Mas quem vive para agradar o Espírito colherá do Espírito a vida eterna.

Se você nunca ouviu falar, a Lei da Semeadura consiste naquele conhecido princípio que diz que colhemos o que plantamos. Essa verdade está baseada em Galátas 6:7-8.

A lei que Deus estabeleceu sobre a colheita é esta: Se você plantar, colherá. Então, querido, é importante que você plante, semeie a sua semente, com a convicção de que também colherá. Eu estou preocupado que você semeie e, com isso, você venha também a colher os frutos daquilo que você semeou.

Já na semeadura indireta, utilizamos as famosas sementeiras. Estes acessórios se assemelham a pequenos vasos e são utilizados exclusivamente para a germinação das plantas. O tamanho reduzido favorece a germinação de muitas espécies, ideal para quem está aprendendo como plantar verduras e temperos, por exemplo.

Semeadura direta e indireta
Na semeadura direta, as sementes não precisam passar pela etapa da sementeira, sendo semeada direto no local onde ficará, no canteiro ou vaso. Neste caso, se a semente for muito pequena, como do alface, por exemplo, pode misturar a terra com um pouco de areia e fazer a semeadura.