Quais são os sons do corpo humano?

Perguntado por: dcaldeira . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Com o nariz, expirando, inspirando e fungando. Com a boca, estalando a língua, assobiando, assoprando, jogando beijo, tossindo, enchendo a boca de ar e soltando devagar ou apertando as mãos nas bochechas. Com os dedos, estalando ou batendo os dedos contra a palma da outra mão e batendo em várias partes do corpo.

Basicamente há três tipos de som: mono, stereo (ou estéreo, em português) e surround.

A Percussão Corporal é a arte de produzir sons, utilizando o próprio corpo como um instrumento musical. É uma modalidade que une a atividade física, arte, dança e musicalidade ao mesmo tempo.

Deixe que as crianças escutem e explorem os movimentos do próprio corpo. Se aproxime delas, nos pequenos grupos ou individualmente,interaja com elas, valide seus movimentos e inspire novos partindo do que apresentam e do que a música propõe, como: palmas ritmadas, passos de samba, estalos e assobios.

A língua portuguesa tem 12 fonemas vocálicos e 19 fonemas consonantais. Quando se trata das consoantes, a situação é mais complexa.

É fácil perceber a importância do som em nosso dia a dia. Capaz de despertar emoções e memórias, além de facilitar a nossa comunicação, o som nos ajuda a nos relacionarmos de maneira mais clara e compreensiva.

São cinco os elementos formadores do som, e são articulando esses cinco elementos que se criam músicas: timbre, intensidade, altura, densidade, duração.

A Figuras de Som pode ser classificada em quatro tipos: aliteração, assonância, onomatopeia e paronomásia.

OS SONS DA NATUREZA.

  • TROVÃO.
  • CHUVA.
  • ONDAS DO MAR.
  • VENTO.

A Física da Música - Produção de sons. O som é produzido ao criarmos algum tipo de mecanismo que altere a pressão do ar em nossa volta. Na verdade, para a produção do som, é mais importante a velocidade com que a pressão varia (o "gradiente da pressão", no jargão dos físicos) do que o seu valor absoluto.

Sons graves, ou baixos, são aqueles que estão na faixa de baixa frequência, enquanto que sons agudos, ou altos, são aqueles que possuem suas ondas com uma frequência de vibração alta.

Essas qualidades estão relacionadas à sensação que o som produz no ouvido humano e são: altura, intensidade e timbre. Essa qualidade permite ao ser humano diferenciar e classificar os sons em graves e agudos. Isso é feito a partir da frequência do som.

As principais características que distinguem um som de outro som são três: altura, intensidade e timbre. Altura: A altura do som diz respeito à sua frequência. Sons altos são aqueles que apresentam grandes frequências, também chamados de sons agudos.

A erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga, na ilha de Tonga, em janeiro deste ano, provocou o som mais alto já ouvido no planeta em 139 anos. A explosão superou a de outro vulcão, o Krakatoa, na Indonésia, em 1883. As informações são de um estudo publicado em 12 de maio por pesquisadores da Universidade da Califórnia.

O ouvido humano nos permite perceber uma variedade enorme de sons. A audição é muito importante na comunicação. O pavilhão auricular localiza e capta o som que será levado ao canal auditivo externo até o tímpano, vibrando, movimentando toda a cadeia ossicular.

Quando o som entra pelos ouvidos, outras áreas do cérebro também são ativadas: movimento, memória, atenção, emoção... Diversos estudos já mostraram que a música pode ter efeitos positivos no cérebro liberando dopamina, neurotransmissor mais conhecido como "hormônio do prazer".

A música pode contribuir para o controle da depressão, da ansiedade, ajudar a aumentar o otimismo e criatividade. Estudos têm demonstrado que a música pode ajudar a aumentar a imunidade, reduzir a pressão arterial e aliviar a tensão muscular. Todos estes benefícios podem conduzir a um nível mais elevado de bem-estar.

O som é um fenômeno acústico. Sons são ondas produzidas pela vibração de um corpo qualquer, transmitida por um meio (gasoso, sólido ou líquido), por meio de propagação de frequências regulares ou não, que são captadas pelos nossos ouvidos e interpretadas pelos nossos cérebros.

A matéria-prima da música é o som, que é uma forma de energia que se propaga pelo ar, pela água e por outros meios, e é captada pelos ouvidos. A ciência que estuda o som é a Acústica.

O timbre permite distinguirmos diferentes fontes sonoras graças ao formato da onda. O timbre é a característica dos sons que nos permite diferenciar uma nota musical emitida por um piano de um violino, por exemplo.