Qual Is dos cinco animais produz em os sons mais agudos?

Perguntado por: ipereira2 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Um dos animais com o ouvido mais aguçado é o morcego. Ele consegue escutar sons de até 75.000Hz, em média.

Sons altos são aqueles que apresentam grandes frequências, também chamados de sons agudos. Os sons baixos, por sua vez, são aqueles que apresentam baixas frequências, tratando-se, portanto, de sons graves.

Enquanto o morcego e alguns de seus parentes roedores estão entre os animais que ouvem sons mais agudos, as baleias e os elefantes estão entre os que ouvem – e emitem – os sons mais graves. Eles trabalham com uma faixa de frequência de até 20Hz.

Sons graves, ou baixos, são aqueles que estão na faixa de baixa frequência, enquanto que sons agudos, ou altos, são aqueles que possuem suas ondas com uma frequência de vibração alta.

Assim, quanto maior for a frequência de uma onda sonora, mais agudo será o som. Os homens, geralmente, têm voz mais grave, ou seja, voz mais “grossa”. As mulheres, por sua vez, apresentam voz mais aguda, ou seja, mais fina.

Quanto maior a frequência, mais agudo (alto) é o som; e quanto menor a frequência, mais grave (baixo) é o som. Essa frequência corresponde aos ciclos (oscilações por segundo) da onda sonora.

violino

Em uma orquestra, o violino é o menor e também o mais agudo dos instrumentos.

A altura permite que a gente diferencie e classifique os sons médios, graves e agudos. Isso só é possível graças à frequência do som. Para entender melhor: quanto maior é a frequência de uma onda sonora, mais agudo será o som.

Os instrumentos de som agudo são aqueles que atingem um som de alta frequência para a audição dos indivíduos. Por exemplo, sons a partir de 5 kHz são classificados como sons agudos.

Agudo: som com maior frequência (vibrações rápidas), que correspondem a um som alto alto, logo, agudo. Exemplos de instrumentos: Apito, Clarinete, Flauta, Trompete e Violino. Grave: som com menor frequência (vibrações lentas), que correspondem a um som baixo, logo grave.

O bugio (Gênero Alouatta) é considerado, até segunda ordem, o animal terrestre mais barulhento do nosso planeta, atingindo 130 decibéis ao vocalizar.

O termo “quando o sapo canta” nada mais é que o barulho típico da espécie, mais conhecido como coaxar.

Outro com som curto: (galinha, gato) Um animal com som forte: (Leão, Elefante) Um com som fraco: (pássaro, rato, gato)

A altura diretamente relacionada com a frequência sonora, é o elemento responsável por classificar um som em grave e agudo.

Pios. O pio é um som conhecido da coruja. As grandes corujas de chifre são conhecidas pelo pio que fazem, que envolve dois sons de "hu" curtos e profundos, seguidos de um longo "huuuuu". Este som é geralmente territorial e pode ser ouvido a vários quilômetros.

As notas agudas são produzidas em alta frequência de vibrações nas pregas, elas são as notas altas.