Quais são os tipos de ergonomia?

Perguntado por: eparaiso . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Ergonomia é o conjunto de regras e procedimentos que visam os cuidados com a saúde do profissional, dentro e fora do seu ambiente de trabalho. Regulamentada pela NR 17, pode ser dividida em três áreas: ergonomia física, cognitiva e organizacional.

As 4 fases da história da ergonomia

  • Ergonomia tradicional. Teve início na Segunda Grande Guerra. ...
  • Ergonomia do meio ambiente. ...
  • Ergonomia cognitiva. ...
  • Macroergonomia. ...
  • Ergonomia no método e em postos de trabalho. ...
  • Condições para o trabalho intelectual. ...
  • Prevenção de fadiga humana.

As principais são:

  • Ergonomia física: a mais conhecida, que envolve os cuidados com a saúde e conforto para evitar doenças ocupacionais e desgaste dos colaboradores. ...
  • Ergonomia cognitiva: é ligada à saúde mental dos profissionais e trabalha questões como emoção, memória, raciocínio, percepção e cognição.

Tipos de ergonomia no trabalho

  • Ergonomia física. Segurança e saúde do trabalhador, movimentos repetitivos e adequações nos postos de trabalho são alguns objetos de avaliação da ergonomia física. ...
  • Ergonomia cognitiva. ...
  • Ergonomia organizacional.

Pilares Fundamentais em uma Análise Ergonômica do Trabalho

  1. 1 – Entender a demanda da análise. ...
  2. 2 – Informar aos funcionários. ...
  3. 3 – Entrevista de qualidade. ...
  4. 4 – Coleta de dados inteligente. ...
  5. 5 – Análise Ergonômica bem embasada. ...
  6. 6 – Evidenciar os pontos positivos da empresa.

Resumindo: A ergonomia física trata do funcionamento orgânico do ser humano, a cognitiva estuda a relação mental e emocional entre o trabalhador e o trabalho e a organizacional estabelece as condições na empresa para a conscientização ea implementação prática.

Conheça alguns princípios da ergonomia
-Reduzir esforços físicos ou estáticos durante as atividades. -Assegurar posturas confortáveis. -Eliminar a repetição de tarefas e movimentos. -Garantir condições ambientais confortáveis e isentas de risco.

A NR 17 é a norma que diz respeito à ergonomia no ambiente de trabalho. Ela que trata dos parâmetros necessários para garantir conforto, segurança e saúde para os funcionários, com o intuito de evitar que ocorram doenças causadas por esforço repetitivo.

adequar o mobiliário, a ventilação, a iluminação, a temperatura, a sinalização e os ruídos dos postos de trabalho; conscientizar e treinar os funcionários para exercerem suas atividades por meio de técnicas ergonômicas que favoreçam o bem-estar durante o trabalho.

São considerados riscos ergonômicos: esforço físico, levantamento de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, situação de estresse, trabalhos em período noturno, jornada de trabalho prolongada, monotonia e repetitividade, imposição de rotina intensa.

Para que serve a Ergonomia Física? O principal intuito da ergonomia física é buscar soluções capazes de prevenir ou minimizar os riscos de acidentes e doenças laborais. Consequentemente, são criadas medidas que prezam pelo conforto, pela saúde e segurança do colaborador.

A ergonomia cognitiva engloba todas as relações mentais existentes na execução e para a execução de uma atividade. Ela está presente nas tomadas de decisão, no desempenho especializado, na interação homem-máquina, na confiabilidade humana, na formação e na relação com a concepção pessoa-sistema.

A ergonomia se aplica em postos de trabalho onde o exercício das atividades exigem: Esforços repetitivos para levantamento, transporte ou descarga de materiais. Postura estática e com necessidade de emprego da força. Sobrecarga muscular de membros inferiores, superiores e nas regiões do pescoço, ombros e costas.

A ergonomia no trabalho é uma área de estudo que visa estabelecer práticas e condições de trabalho que favoreçam a saúde do colaborador na execução de suas obrigações. A ideia é possibilitar que seus esforços não gerem nenhum impacto na saúde física, como as LERs, dores ou qualquer dificuldade.

A posição adotada, a distância entre o utilizador e o computador, e alguns fatores ambientais são decisivos e muitas vezes geram sintomatologias oculares. As soluções ergonómicas proporcionam conforto e segurança, atuando como medida preventiva em relação a lesões ou alterações provocadas.