Quais são os tipos de Igreja Católica?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Existem dois grupos oficiais dentro do catolicismo: os romanos e os ortodoxos. A divisão aconteceu há séculos atrás, depois da Igreja ter se formado como uma instituição. Houve divergência desde a separação. Mas hoje, mesmo com as diferenças institucionais, há uma relação de paz.

  • Tipos. Quant. Basílica. Circular. Cruciforme. Igreja Samaritana. Octogonal. Total geral. ...
  • Tipos de Basílicas Quant. Basílica. Basílica com transepto. Basílica monoabsidal. Basílica triabsidal. Total geral. ...
  • Época Quant. séc. IV d.C. séc. V d.C. séc. VI d.C. Total. ...
  • Orientação Quant. Leste-oeste. Oeste-Leste. Norte-sul. N.D.2. Total. 101.

"Há 33.830 diferentes denominações cristãs, por exemplo: catolicismo romano, assembléias de Deus, metodismo.

Esses lugares de encontro são também denominados igrejas, mas com referência aos lugares físicos, que variam em dimensão, importância, funções e benefícios.

  • Igreja.
  • Igreja Católica.
  • Igreja Militante.
  • Igreja Padecente.
  • Igreja Triunfante.

A Igreja Católica constitui uma reunião de seis ritos, que estão subdivididos em 23 igrejas, e todas reconhecem o primado do papa. O maior é o latino, de que faz parte o latino-romano, este que habitualmente reconhecemos no Brasil como sendo a “Igreja Católica”.

A Igreja Católica Apostólica Carismática é uma igreja que apresenta várias diferenças em comparação com a Igreja Católica Apostólica Romana. A Igreja Carismática não tem os sete sacramentos que a Apostólica Romana e o Papa não é o líder supremo da Igreja. No caso da Igreja Carismática, a confissão não é um sacramento.

O Vaticano, para gerir a Igreja Católica pelo mundo, divide cada país em regiões autônomas, as dioceses. O papa indica, ele mesmo, um bispo para comandar cada diocese. Na hierarquia católica, os bispos estão subordinados diretamente ao papa. Eventualmente, um bispo pode responder também a um arcebispo.

A Luz da Vida é uma das 450 comunidades de católicos criadas em vários estados nos últimos dez anos.

As igrejas luteranas e as presbiterianas são históricas ou tradicionais, ao lado da Metodista, da Batista e da Anglicana. Todas estão comemorando com maior ou menor ênfase os 500 anos da Reforma. Entre as tradicionais, ainda se inclui a Congregação Cristã no Brasil, de origem americana.

Após a concessão do título de Basílica, o templo deve ostentar dois símbolos que representam o chamado da Igreja a escuta do Evangelho e a identificam como tal, que são: a Umbella e o Tintinábulo .

Existem 837 circunscrições eclesiásticas, 36.539 paróquias e 108.138 centros pastorais.

O Cisma do Oriente levou o mundo cristão a se dividir, em 1054, entre os ortodoxos e os católicos. O Cisma do Oriente é o nome dado à divisão da Igreja Católica, ocorrida em 1054, entre a Igreja chefiada pelo papa, em Roma, e a igreja chefiada pelo patriarca, em Constantinopla (antiga Bizâncio e atual Istambul).

A Igreja com maior quantidade de ouro - Igreja da Companhia de Jesus.

Aparecem na sequência a Igreja Universal do Reino de Deus, a Congregação Cristã no Brasil, a Igreja do Evangelho Quadrangular, Deus é Amor, a Adventista, a Presbiteriana, a Internacional da Graça de Deus e a Mundial do Poder de Deus.

Entre as igrejas desta vertente estão: Universal do Reino de Deus (1977, RJ), Internacional da Graça de Deus (1980, RJ), Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra (1976, GO), Renascer em Cristo (1986, SP) e Igreja Mundial do Poder de Deus (1998, SP).

A esfera de governo está ligada diretamente ao sacramento da ordem, pois é através dele que existem os papeis de comando protagonizados pelos diáconos, presbíteros (padres), bispos e o papa.

A Igreja Católica tem sua sede no Vaticano e a Igreja Ortodoxa divide-se em Igreja Ortodoxa Russa e Igreja Ortodoxa Grega.

Ex-bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, Valdemiro Santiago fundou a Igreja Mundial em Sorocaba no ano de 1998, Em seu site, a igreja diz contar atualmente com cerca de 6.000 templos em diversos países.