Quais são os tipos de ofício?

Perguntado por: dcosta . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Os tipos de ofício mais utilizados são: ofício de comunicação, ofício de solicitação, ofício de patrocínio e ofício jurídico. O ofício apresenta a seguinte estrutura: cabeçalho, numeração do ofício e ano, local e data, corpo do texto, despedida e assinatura.

Os documentos oficiais são aqueles provenientes de atos oficiais, os quais apresentam atos da administração pública que produzem efeito jurídico, por exemplo, atos administrativos em geral, portarias, resoluções, editais, entre outros. Também os contratos e convênios podem ser considerados como documentos oficiais.

O ofício é uma forma de comunicação oficial que deve ser utilizada de um órgão para o mundo externo. Ou seja, do IFMS para qualquer instituição (pública/ particular) ou pessoa.

Ele pode ser destinado a alguma autoridade pública, empresa ou mesmo pessoa física, devendo o seu conteúdo ser escrito formalmente e conter argumentos coerentes e consistentes, de forma a justificar a sua finalidade.

Ofícios judiciais são documentos formais para comunicar, solicitar ou reivindicar algo a uma pessoa pública, física ou empresa. Por se tratar de uma ação formal, é necessário ter atenção ao processo de produção e sempre revisar antes de enviar aos destinatários.

O ofício é composto das seguintes partes: número de controle, local e data, vocativo, corpo, anexos, fecho, assinatura do signatário e identificação do destinatário.

Ofício é o nome comumente utilizado para solicitar, reivindicar, notificar ou comunicar formalmente sobre determinado tema.

Existem 4 principais formas de se classificar documentos: por espécie, gênero / formato, assunto e relevância. O primeiro classifica os documentos a partir da origem das informações contidas nele, podendo ser combinado com outros métodos para gerar um resultado ainda melhor.

Assim, os documentos podem ser textuais (quando a informação está escrita), cartográficos (quando o documento representa uma área maior, como em plantas e mapas), iconográfico (quando o documento possui a informação em forma de imagem estática, como em fotografias, partituras, e cartazes), filmográficos (quando a ...

Padrão Ofício

  • 1 – Cabeçalho. ...
  • 2 – Identificação do expediente. ...
  • 3 – Local e data. ...
  • 5 – Assunto. ...
  • 7 – Fechos. ...
  • 8 – Identificação do signatário.

Em relação à forma, o memorando acompanha o modelo do padrão ofício com a diferença de que o destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.

Partes do ofício
Número do ofício, local e data: o número fica à esquerda enquanto o local e data ficam no centro-direita. Assunto: um resumo sobre o que o ofício irá tratar. Vocativo: um vocativo direcionado ao seu destinatário. Corpo do texto: Aqui onde o remetente expõe o objetivo do ofício.

Insira uma finalização: a finalização deve ser feita com palavras como "Cordialmente" ou "Atenciosamente". Insira data e nome: para deixar claro quando e por quem foi feito o ofício, é necessário inserir a data e uma assinatura feita à mão no fim do ofício.

Com relação à estrutura, há no ofício:

  • cabeçalho com informações do órgão/setor, endereço de correspondência e demais informações para contato;
  • numeração do ofício e ano;
  • local e data;
  • corpo do texto com as informações sobre a solicitação, requerimento etc.;
  • despedida (“atenciosamente”, “cordialmente” etc.);
  • assinatura.

Significado de Aprendiz
substantivo masculino Pessoa que aprende um ofício ou arte. Principiante, inexperiente.

Via de regra, trata-se de um documento de caráter orientador e disciplinador, cujo objetivo é informar que o destinatário deixou de cumprir alguma exigência legal. O ofício sempre irá citar a legislação infringida e o prazo para a regularização da situação.

No Padrão Ofício deve ser utilizada fonte do tipo Arial de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 10 nas notas de rodapé.

Um memorando é utilizado para instituir uma comunicação interna e em alguns locais também é utilizado para se comunicar com instituições externas. Mas nesse último caso, é mais comum um tipo de comunicação que define por ofício. De todo modo, as mensagens são feitas entre setores ou, como dito, entre instituições.

Eu, nome, estado civil, nacionalidade, profissão, portador de CPF número (informar) e de RG número (informar) residente à (endereço, com rua, número, bairro e complemento), CEP (informar), na cidade de (informar), (estado), compareço a presença de Vossa Excelência requerer a análise de (informar o pedido).