Quais são os tipos de ogã?

Perguntado por: tfernandes5 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

TIPOS DE OGÃS

  • Ogã de canto – aquele que só emite as curimbas;
  • Ogã de atabaque – aquele que “bate” em busca das vibrações;
  • Ogã de caboclo – embora já não seja mais realizada, a preparação do Ogã de caboclo refere-se a uma segurança muito importante para aqueles que, pelo toque dos atabaques, atraem as diversas falanges.

Trata-se do nome dado às pessoas responsáveis por conduzir energias espirituais em rituais umbandistas com o auxílio do toque dos tambores.

O Ogá se dedica em diversos âmbitos do Candomblé, como aprender os toques e ritmos, as cantigas, os animais, as folhas, adúràs e sàsányìn, copar, etc. Ogán com o tempo pode se tornar um conhecedor de folhas (Èwé), que aprenderam desde como colher e cantar as folhas específicas de cada Òrìsàs.

O Ogã – médium responsável pelo canto e pelo toque – ocupa um cargo de suma importância e de responsabilidade dentro dos rituais de Umbanda e Candomblé, como o conjunto de vozes e toques do atabaque, por exemplo.

axé, tocamos três vezes com as costas das mãos na. beirada de cada um dos atabaques pedindo saúde, paz. e prosperidade, para em seguida tocarmos nossa testa. também três vezes com a ponta dos dedos das duas.

Aqui no Brasil, a palavra foi modificada para Ogan, mas com o mesmo significado de uma pessoa que se destaca como senhor, ou mestre. E foi sempre com muita maestria, que o baiano Luiz Ângelo pautou sua vocação religiosa na vida do seu saudoso pai carnal, que era candomblecista.

São conhecidos por serem briguentos e encrenqueiros. São pessoas com forte poder de liderança, competitivos que detestam perder e que gostam de comprar uma briga com os amigos. Com cabeça quente, costumam irritar-se facilmente. Apesar de seu temperamento difícil, têm um forte sentido de honra e respeito pelos outros.

Ogã ( também ogan) na Umbanda esta relacionado a curimba, na dedicação ao toque e canto nos dias de gira.

OGAN – De Claudio Janta (SD), que inclui a efeméride Dia de Ogan no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre, no dia 6 de julho.

Ou Ogã é o nome genérico para diversas funções masculinas dentro de uma casa de candomblé. Um Ogan é o sacerdote escolhido pelo orixá para estar lúcido durante todos os trabalhos.

O cargo de Ogã, aquele que toca o atabaque — instrumento tradicional afro-brasileiro das giras de umbanda — , é notadamente masculino devido à energia envolvida para o toque e ao formato fálico do instrumento, segundo a musicista Christiane Nascimento, de 35 anos.

Mas afinal, o que é uma ekedi? Gracila Medeiros, ekedi em um terreiro de candomblé, explica que, dentro da religião, a palavra representa um cargo feminino, tido por mulheres que “não incorporam”, ou “entram em transe”, ou seja, não recebem um orixá, termo que abrange as divindades que compõem a religião.

Como ogã de corte, (Aquele que no candomblé é responsável pela matança de aves e animais de quatro patas). Fiz tudo dentro dos ensinamentos. Convide-ia a sairmos e lembrei mais uma vez que não olhasse prá trás.

Ogan, um jovem rapaz caminhou na direção de Exu. Exu olhou para ele e o escolheu para inicia-lo na arte dos cânticos e toques em louvor aos orixás. Ogan, prontamente aceitou o convite de Exu, era rapaz esforçado e que queria aprender.