Quais são os tipos de origami que existem?

Perguntado por: daraujo . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

Para começar, veja a seguir tutoriais e aprenda a reproduzir diversas peças:

  • Origami tsuru. Aprenda como fazer o origami tsuru, a ave que é um dos formatos mais tradicionais e famosos dessa arte. ...
  • Origami pássaro. ...
  • Origami dragão. ...
  • Origami flor. ...
  • Origami borboleta. ...
  • Origami beija-flor. ...
  • Origami coração. ...
  • Origami sapo.

Um origami de papel fácil de fazer é o em forma de borboleta, elas trazem como significado transformação, união e novos etapas da vida.

O registro mais antigo sobre dobradura papel está num poema de Ihara Saikaku datado de 1680, quando a palavra “orisue” (forma arcaica) referente ao origami foi utilizada. A prática da dobradura era restrita às cerimônias religiosas e festivas.

A primeira vista, os origamis já aparentam ser bastantes difíceis de fazer, mas para piorar o que já era difícil, existe uma forma mais avançada e complicada de fazer origamis chamada de Renzuru.

Pássaro de papel tem quase 82 metros de envergadura. Um pássaro de papel foi declarado pelo livro Guinness World Records como sendo o maior do gênero já feito.

As figuras representadas no origami têm diferentes significados para os japoneses, como, por exemplo, tsuru (cegonha) simboliza a felicidade, boa sorte e saúde, o sapo significa amor e felicidade, entre outros.

Essa arte de dobradura de papel surgiu na China. Coincidência ou não, o mesmo lugar em que surgiu o papel! Porém, foi no Japão que o origami ficou mais conhecido. No início o origami era feito apenas por pessoas ricas, já que o papel era muito caro.

A lenda diz ainda que se a pessoa fizer 1000 tsurus, usando a técnica do origami – arte secular de dobrar o papel, com o pensamento voltado para um desejo, ele poderá se realizar.

O maior símbolo da paz no Dia Mundial do Origami é o grou (guindaste/crane), por causa de Sadako, uma menina de 12 anos, vítima da Segunda Guerra Mundial.

Os japoneses creem que ao dobrar mil Tsurus em origami todos os desejos se tornam realidade, e que quem o fizer terá uma vida de sorte, saúde, paz e prosperidade.

Chizuko explicou que o tsuru era uma ave sagrada, que vivia mil anos e que, se uma pessoa dobrasse mil aves de papel, teria um desejo concedido. Sadako cultivou a esperança de que os deuses lhe concederiam a cura e então passou a fazer os origamis com ajuda de sua família e amigos que iam visitá-la no hospital.

Origami é a arte da dobradura de papel. A palavra é oriunda do japonês ori, que significa dobrar, e kami, que significa papel. A arte milenar consiste na criação de objetos e formas a partir de um pedaço de papel quadrado, sem cortá-lo, onde as faces podem ser de cores diferentes.

Diz a lenda japonesa que se a pessoa fizer 1000 tsurus, usando a técnica do origami – arte secular de dobrar o papel, com o pensamento voltado para um desejo, ele poderá se realizar. Inicialmente o origami do tsuru tinha apenas função decorativa, era utilizado para enfeitar o quarto das crianças.

Desenvolve a paciência e a constância.
Conseguirá aprender dos erros, algo que lhe vai ser muito útil. Melhora a memória, já que tem que contar quantos desdobramentos fez e quantos ainda tem que fazer. Desenvolve a concentração visual e mental ao estar centrado em conseguir a figura de origami.

Os primeiros registros do surgimento do papel vêm da China do ano 105 d.C. De lá, monges budistas levaram o método de fabricação do produto para outros países asiáticos, a partir do século VII. Um desses países foi o Japão, onde a técnica do origami, importada junto com o papel, iria se desenvolver.