Quais são os tipos de salário explique?

Perguntado por: osales . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Existem 7 tipos principais de remuneração, entre elas: funcional, salário indireto, por habilidades, por competências, comissões, participação nos lucros ou resultados e participação acionária.

A classificação de cargos é o processo de comparar o valor relativo dos cargos, a fim de colocá-los em uma hierarquia de classes que podem ser utilizadas como base para a estrutura de salários.

Para calcular o salário por dias trabalhados é só dividir o valor do salário mensal pelo número de dias do mês em questão e multiplicar esse valor pelos dias que foram trabalhados. O resultado é o salário proporcional. O que vale na conta são os dias corridos.

1. Método do envelope

  1. A primeira categoria, isto é, 50% do seu salário, deve ser destinada aos gastos fixos. ...
  2. Os 30% da segunda categoria são voltados para os gastos variáveis. ...
  3. Os últimos 20% da terceira e última categoria vão para a quitação de dívidas ou investimentos.

Tipos de Salários

  • Pró-Labore. É o valor dado aos sócios de uma empresa. ...
  • Remuneração. É representada pela soma do salário com outros benefícios, tais como comissões, gratificações, horas extras, etc. ...
  • Salário. ...
  • Salário Misto. ...
  • Salário In Natura (Salário Utilidade) ...
  • Salário Profissional.

A diferença salarial é a diferença entre o salário médio de homens e mulheres, em percentagem do salário médio dos homens. Em outras palavras, a diferença salarial é o que uma mulher média ganha menos do que um homem comum.

Afinal, o salário é um pagamento determinado por várias situações (por exemplo: tipos de contrato), enquanto a remuneração inclui todas as categorias de benefícios que o profissional recebe.

Já o comissionista misto é aquele que possui um salário fixo, independentemente da sua produção, e soma-se a esse valor fixo um adicional, que varia de acordo com as metas atingidas pelo profissional naquele mês.

Salário bruto é a remuneração registrada na carteira de trabalho. É também conhecido como salário-base ou salário nominal. Ele serve de referência para que sejam feitos os descontos mensais, obrigatórios – INSS e IRRF – e opcionais – contribuição sindical.

História do mínimo no Brasil
Quem instituiu o salário mínimo por aqui foi o então presidente Getúlio Vargas, por meio de uma lei que passou a vigorar no dia 1º de maio de 1940 (não por acaso, no dia do trabalhador).

É possível compreender melhor como essa classificação funciona observando a ordem de cargos em uma empresa, começando pelo mais alto.
...
Qual é a ordem de cargos em uma empresa?

  1. 1 – CEO. ...
  2. 2 – Presidente. ...
  3. 3 – Diretor. ...
  4. 4 – Gerente. ...
  5. 5 – Coordenador ou supervisor. ...
  6. 6 – Analista. ...
  7. 7 – Assistente. ...
  8. 8 – Auxiliar.

A política salarial determina as regras para a efetiva administração dos salários na empresa. De forma geral, essas regras estipulam o salário de admissão, as promoções, reclassificações e atualizações dos salários em função do mercado ou da perda de poder de compra motivada por inflação.

A diferença entre salário e remuneração é que o salário é a retribuição que o empregado recebe pela prestação de serviços descrita em um contrato de trabalho. Remuneração é a junção do salário com benefícios e vantagens contratuais, como hora extra, insalubridade, comissões, vale-transporte, entre outros.

Tipos de remuneração: Conheça 7 deles

  • salário indireto;
  • remuneração funcional;
  • remuneração por habilidades;
  • remuneração por competência;
  • comissões;
  • participação nos lucros ou resultados;
  • participação acionária;