Quais são os três tipos de contabilidade ambiental?

Perguntado por: lcorte7 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

As três grandes áreas que classificam os instrumentos da Contabilidade Ambiental são produção (aspectos), direção (decisões) e meio ambiente (impactos).

Contabilidade Ambiental é a contabilização dos benefícios e prejuízos que o desenvolvimento de um produto, ou serviço, pode trazer ao meio ambiente. É um conjunto de ações planejadas para desenvolver um projeto, levando em conta a preocupação com o meio ambiente.

Os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

A contabilidade ambiental identifica os custos, despesas e possíveis receitas ambientais correlacionados a atividade da empresa e demonstra todo o patrimônio ambiental da mesma, ou seja, ativo e passivo.

São exemplos de ativos ambientais: máquinas, equipamentos e outras formas de aperfeiçoamento do processo produtivo que são utilizados como parte dos esforços para eliminar ou reduzir poluentes.

As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.

Existem três motivos básicos para a empresa adotar uma Contabilidade Ambiental: Razão de gestão interna – Está relacionada com uma ativa gestão ambiental e seu controle.
...

  • Informação ambiental no âmbito local.
  • Impacto nos ecossistemas.
  • Impactos ambientais do produto ou serviço.

Receitas ambientais: são aquelas ligadas à prestação de serviços envolvidos com a área de gestão ambiental, bem como venda de produtos reciclados ou ainda redução de consumo de água ou energia.

Os passivos ambientais são todos os tipos de danos ao meio ambiente causados pelas atividades de uma empresa e que devem ser compensados e/ou recuperados através de ações e estudos ambientais que são de responsabilidade do negócio causador dos prejuízos ambientais.

Conheça os três pilares da sustentabilidade (social, ambiental e econômico) A sustentabilidade é a capacidade de suprir as necessidades atuais, sem prejudicar as gerações futuras. De maneira geral, é entender que a natureza possui riquezas finitas e que por isso é necessário cuidado.

- Uso racional (sem desperdício) de recursos da natureza como, por exemplo, a água. - Diminuição na utilização de combustíveis fósseis (gasolina, diesel), substituindo-os por biocombustíveis. - Utilização de técnicas agrícolas que não prejudiquem o solo. - Extração de recursos minerais sem provocar impactos ambientais.

Em setembro de 2015, os países-membros das Nações Unidas aprovaram por unanimidade o documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, baseado em cinco eixos de atuação: Paz, Pessoas, Planeta, Prosperidade e Parcerias.

Como definir estes indicadores?

  1. Crie uma hierarquia de indicadores. Antes de começar a medir e controlar processos, é preciso criar uma hierarquia de prioridade de indicadores. ...
  2. Identifique e meça as características dos processos. ...
  3. Reflita os fatores controláveis.

Custos e despesas ambientais são gastos (con-sumo de ativos) aplicados direta ou indiretamente no sistema de gerenciamento ambiental do processo produtivo e em atividades ecológicas da empresa.

A Pegada Ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais. Expressada em hectares globais (gha), permite comparar diferentes padrões de consumo e verificar se estão dentro da capacidade ecológica do planeta.

Conferências ambientais: quais foram as principais da história?

  • Conferência de Estocolmo. ...
  • Primeira Conferência Mundial do Clima. ...
  • Conferência Rio 92. ...
  • A primeira de todas as COPs. ...
  • COP3 e o Protocolo de Kyoto. ...
  • COP21 e o Acordo de Paris.

O passivo ambiental é o dever da empresa em compensar os prejuízos e danos ambientais ocasionados por suas atividades. Já os ativos são investimentos especificamente pensados como métodos sustentáveis e que colaboram para a redução dos níveis de poluição.

Elas são classificadas como: Parques Nacionais, Reservas Biológicas, Reservas Ecológicas, Estações Ecológicas, Áreas de Proteção Ambiental, Áreas de Relevante Interesse Ecológico, Floresta Nacional, Reserva Extrativista, Refúgio de Vida Silvestre, Reserva da Fauna, Reserva de Desenvolvimento Sustentável e Reserva ...