Quais times brasileiros já eliminaram o Boca na Bombonera?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

1963 – Santos (final) 2008 – Fluminense (semi) 2012 – Corinthians (final) 2020 – Santos (semi)

Foram 16 vitórias, 8 empates e 6 derrotas, com um aproveitamento de 62%.

Das 18 partidas entre Corinthians e Boca, a equipe brasileira venceu em quatro oportunidades, contra seis triunfos dos Xeneizes e oito empates.

Pela Libertadores de 2003, o Boca teve pela frente o surpreendente Paysandu, que venceu por 1 a 0, com gol de Iarley, que, três meses depois, acabaria contratado pelo clube Xeneize.

No dia 24 de abril de 2003, o Paysandu saiu de Belém para fazer história na Argentina, pela Copa Libertadores da América. O clube paraense venceu o poderoso Boca Juniors por 1 a 0, dentro do Estádio La Bombonera, no primeiro jogo das oitavas de final da maior competição Sul-americana de futebol.

No geral o Palmeiras leva uma grande vantagem sobre o rival argentino. Foram 25 jogos, 08 vitórias do Palmeiras, 04 do Boca Juniors e 13 empates. Um total de 69 gols, 39 do Palmeiras e 30 do Boca Juniors.

São Paulo e Boca Juniors fizeram um jogo disputado e decidido apenas no fim. O time da Argentina venceu o primeiro quarto por 26 a 21. No segundo período, o Tricolor contou com a boa atuação de Bennett, para virar e ir para o intervalo em vantagem: 42 a 36.

A meteórica participação do Paysandu na Libertadores 2003 é até hoje grande façanha de um clube da região Norte do Brasil. Depois de 2003, o time ainda se manteria na Série A do Brasileiro por dois anos antes de ser rebaixado.

Além do Santos, apenas outras cinco equipes brasileiras venceram jogando dentro do mítico Estádio Alberto José Armando, e três delas pela fase de grupos: Cruzeiro (1994), Fluminense (2012) e Palmeiras (2018). A missão em mata-mata, no entanto, tem se mostrado historicamente mais dura.

Em 1995, o São Paulo se igualou ao Santos ao chegar a sua segunda vitória na Bombonera: 3 a 2 pela Supercopa de 1995. A nona vitória brasileira na Bombonera, talvez, tenha sido uma das mais emblemáticas.

O Boca Juniors, que venceu 21 dos 26 mata-matas contra times brasileiros na Libertadores, é o clube de fora com mais vitórias na história da competição aqui no Brasil (9), mas segue sem vitória contra o Corinthians. Nos últimos anos, porém, o desempenho dos Xeneizes não é tão bom.

Invictos. No Apertura de 1998, o Boca foi campeão de maneira invicta e com uma campanha memorável: 19 jogos, 13 vitórias e 6 empates, com 45 gols marcados e 18 sofridos, melhor ataque e melhor defesa da competição.

O Paulista e o Carioca são, respectivamente, da Record e da Band. Mas a Globo tem novamente a possibilidade de transmitir a Copa Libertadores. Após quase três anos, a valorizada competição de clubes sul-americana está no portfólio da empresa.

Na briga pelas vagas restantes para a Conmebol Libertadores 2023, o São Paulo volta a campo nesta terça-feira (8), pela penúltima Brasileirão e, no Morumbi, recebe o Internacional, que é o vice-líder da tabela e já se classificou de forma direta para a fase de grupos da competição continental.

Assim, São Paulo, América-MG e o próprio Botafogo, que ainda tinham chances de se classificarem para a Libertadores, ficaram de fora e terão de jogar a Copa Sul-Americana na próxima temporada.