Qual a calibragem ideal para economizar combustível?

Perguntado por: amota4 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Ele é mais exigido quando os pneus não estão calibrados. Por isso, não judie do seu motor. Quando o pneu está com 5 libras a menos do que o indicado pelo fabricante, por exemplo, o carro gasta 10% mais combustível.

Para você ter uma ideia, um pneu cheio demais pode comprometer o sistema de suspensão que receberá muito mais impacto do que deveria. Da mesma maneira, um pneu vazio demais aumentará o contato com o asfalto e, consequentemente, o atrito, elevando o consumo de combustível e o desgaste dos pneus.

Alguns modelos de veículo contam também com uma orientação de calibragem para rodagem econômica, na qual os pneus recebem mais ar do que o normal.

Em condições de uso normais o correto é calibrar os pneus a cada 15 dias. Mas faça isso de preferência quando os pneus estiverem frios, ou seja, tendo rodado no máximo 3 quilômetros.

Como calibrar pneus quando estão frios ou quentes? No entanto, se a calibragem for verificada enquanto os pneus estão quentes, adicione 0,3 bar (4,35 PSI) à pressão recomendada pelo fabricante do veículo. A pressão deve então ser verificada e reajustada com os pneus frios.

Já quando o veículo está com carga, ou seja, com mais de duas pessoas, o recomendado é calibrar 33 Psi nos pneus dianteiros e 35 Psi nos pneus traseiros. Manter os pneus calibrados na pressão correta é fundamental para garantir a estabilidade do veículo e, consequentemente, a sua segurança.

Possuir excesso de calibragem
Afinal, o excesso de pressão fica acumulado e o escapamento natural de ar pode demorar a ocorrer, precisando o excesso escapar por algum lugar. Por isso, a calibragem acima do normal aumenta tanto as chances do pneu estourar.

Na hora de calibrar, os pneus devem estar frios!
No caso de precisar fazer a calibragem com os pneus já quentes, coloque cerca de 3-4 libras a mais para garantir a pressão necessária, pois os pneus quentes já estão com uma pressão interna circulando.

A maioria dos pneus run flat normalmente rodará por pelo menos 80 quilômetros a uma velocidade razoável, certamente uma distância suficiente para organizar uma troca segura em quase todas as situações incomuns.

Se o pneu estiver murcho, haverá maior desgaste da banda de rodagem. Além disso, o desgaste passa a ocorrer de forma irregular. Então, a parte que fica em contato com o solo (footprint) pode variar. Como resultado, ocorre um desgaste excessivo em pontos espaçados.

Devido as constantes mudanças de temperatura como dias quentes, frios e chuvosos, o material que está em contato com o solo sofre algumas alterações fazendo com que as moléculas de ar escapem, isso faz com que a pressão de inflação diminua, portanto, é comum que os pneus acabem murchando.

A sigla PSI significa “Libras por Polegada Quadrada”. Geralmente, é a unidade de medida dentro de uma câmara contendo gás. No caso de pneus de automóveis, é a quantidade de ar comprimido presente dentro do pneu.

38 psi

Pressão pneu aro 17 passeio: 38 psi. Pressão pneu aro 17 camionete (225/65 R17; 235/60 R17): 38 psi. Pressão pneu aro 17 camionete (265/65 R17): 40 psi.

Sim. Os pneus devem ser calibrados sempre antes e depois de viagens extensas, pois o carro pesado exige uma pressão diferente de quando você usa apenas na cidade. Caso a data do passeio seja anterior aos 15 dias da calibragem, verifique outros itens de manutenção que podem prejudicar os pneus do seu automóvel.

Se for maior, então ele deixará sair um pouco de ar até equalizar. Já se for maior, ele jogará mais ar no pneu. O ideal é fazer esse processo uma vez a cada 15 dias, já que o pneu costuma perder pressão com o tempo (cerca de 1 PSI por mês).

Na verdade, não. De fato, usar pneus de marcas diferentes pode trazer muitos problemas para o seu carro e até colocar em risco a sua segurança e da sua família, além da segurança de outras pessoas ao redor. O fato é que cada modelo de pneu é feito em um molde específico.

O carro fica sem resistência à rodagem e gasta menos combustível. Também vale a pena ficar atento: A cada libra a menos no pneu, o consumo de combustível pode aumentar até 0,3% por quilômetro rodado. O ideal é calibrar a cada 3 ou 4 dias, mas se só roda na cidade, basta calibrar uma vez na semana.

A cada 10°C a menos na temperatura, os pneus perdem aproximadamente de 1 a 2 libras. Assim, durante os meses de inverno, é normal que os pneus murchem mais rápido.

quando devo balancear as rodas? Se você trocou os pneus ou fez rodízio, é necessário balancear as quatro rodas. Queda em buracos também podem contribuir para deformações e variações na borracha. Outra indicação é se o automóvel apresenta trepidação fora do normal acima de 30 km/h.