Qual a cidade brasileira onde mais se usa a bicicleta?

Perguntado por: ailha . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 2 votos

Curitiba foi a cidade onde houve o maior aumento do transporte da bicicleta, com o uso da bike 31% maior em comparação com 2019. Em segundo lugar, ficou a cidade do Rio de Janeiro, com uma elevação de 25%. Em seguida, vêm Porto Alegre, com 24%; Belo Horizonte, com 20%; e Florianópolis, com 16%.

O trabalho apresenta ainda Vitória (ES), Campo Grande (MS) e Aracaju (SE) como as três cidades brasileiras com maior concentração de bikes.

De acordo com a pesquisa “Ciclismo ao Redor do Mundo”, realizada pela Ipsos, 29% preferem caminhar. Em seguida, estão as pessoas que preferem usar o carro, com 20%. Já 14% preferem o transporte público. Apenas 10% vão de bike.

Caloi

A Caloi é a maior fabricante de bicicletas do Brasil e integra o grupo multinacional Dorel. Pelo grupo, também produz em Manaus as bicicletas das marcas GT, Cannondale, Mongoose e Schwinn, além de sua própria linha de produtos.

Holanda

Holanda, país das bicicletas.

alemão

A primeira bicicleta foi desenvolvida por um barão alemão chamado Karl Von Drais, em 1817, e batizada de “máquina de correr” (“laufmaschine” em alemão). Diferentemente das bikes atuais, ela foi feita de madeira e funcionava com o impulso dos pés no chão.

Dinamarca

1- Dinamarca
A capital do país, Copenhague, é famosa mundialmente pela cultura de valorização da bicicleta e é considerada a melhor cidade do mundo para se deslocar com esse veículo. Metade da população escolhe usar a bike para fazer o trajeto até seu local de estudo ou trabalho diariamente.

Amsterdã

Como Amsterdã se tornou a capital mundial do ciclismo.

Em primeiro lugar, está São Paulo, com 699,2 km de ciclovias e ciclofaixas. O segundo lugar ficou Brasília, com 475 km. Em seguida, está o Rio de Janeiro, com 450 km; e Fortaleza, com 411 km. Por fim, estão Macapá, com apenas 18 km; Porto Velho, com 24 km; e Manaus, com 35 km.

Ciclovia (foto no alto da página) conforme esse documento, é uma pista própria destinada à circulação de bicicletas, triciclos, bicicletas de carga e e-bikes, mas separada fisicamente do das pistas onde circula o tráfego motorizado.

Um grupo holandês de ciclistas resolveu ganhar um espaço no comiçado Guinness, o mundialmente famoso livro dos recordes. Para isso, fabricaram a bicicleta mais comprida do mundo, com exatos 35,79 metros.

Se você se pergunta “quanto tempo devo pedalar por dia”, não se preocupe, pois a quantidade recomendada por especialistas é pequena. O ideal é que as pessoas pedalem 30 minutos de bike por dia, o que pode ser considerado um curto período em comparação com outras atividades cotidianas.

Mesmo depois que o corpo estiver adaptado, não ultrapasse 20km por dia sem consultar um especialista e saber se você está apto a fazer todo esse trajeto sem sofrer lesões ou prejudicar a sua saúde. Nenhum exercício deve ser realizado de forma intensa sem acompanhamento.

1 – Quantos km pedalar por dia x Seu condicionamento físico
Se você já pedalou um máximo de 80 a 100km em um dia, pode estabelecer metas diárias de até 60km por dia, por exemplo.

Já vamos abrir nossa lista iniciando pelo maior fabricante de bicicletas do Brasil: a Caloi. Aliás, além de ser a marca de bikes mais vendida e mais famosa, foi também pioneira nesse mercado, tendo fundado a primeira fábrica de bicicletas do Brasil, em 1949.

Em 1898, as bicicletas chegaram ao Brasil
Isso forçou o aparecimento das primeiras fábricas no país: Caloi, Monark e Irca. O mais legal é que a música não morre jamais, porque sempre está renovando e smepre está à frente de seu tempo! Curta essa emoção de duas rodas!