Qual a confeitaria mais antiga do Brasil?

Perguntado por: esubtil3 . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

É a Casa Cavé. A Cavé foi fundada por Auguste Charles Felix Cavé, um imigrante francês, no dia 5 de março de 1860. Até hoje, a confeitaria conserva aspectos do Rio Antigo. Auguste Charles Felix Cavé ficou à frente do negócio até 1922.

Os primeiros registros apontam que no século I a.C o grande filósofo Cícero citou ter provado na Sicília, na Itália, um “tubus farinarius, dulcissimo, edulio ex lacte factus”, ou seja, deliciosos tubinhos de massa de farinha, muito doces, recheados com leite, o famoso cannolo siciliano.

O chef mais famoso do início do século XIX foi Marie-Antoine Carême, também conhecido como Antonin Carême, que viveu de 1784 a 1833. Carême elevou os trabalhos de cozinheiro e confeiteiro à profissões respeitadas. O livro de Carême, Le Pâtissier Royal, foi a primeira explicação sistemática da arte da confeitaria.

O sucesso é consequência de muito trabalho." É assim que Cleusa Maria da Silva, 46 anos, define a trajetória que culminou na criação da Sodiê Doces, a maior franquia de bolos do País, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Com mais de 4,2 metros de altura, 15 mil peças em açúcar e 170 quilos de pasta de açúcar o bolo preparado por Beca Milano se torna o maior bolo de casamento já preparado no Brasil de acordo com o instituto Rank Brasil, que surpreende a confeiteira ao entregar para ela o troféu que representa a homologação do recorde ...

Numa Terça-feira, dia 9 de Outubro de 2018, Christelle Brua, chefe de confeitaria do Pré Catelan em Paris, recebeu o título de "melhor confeiteiro do mundo". Ela é a primeira mulher a receber o prestigioso prêmio, apresentado pela associação Les Grandes Tables du Monde.

A confeitaria foi fundada em 1894 pelos imigrantes portugueses Joaquim Borges de Meireles e Manuel José Lebrão, e entrou para a história do Brasil e principalmente do Rio de Janeiro.

Raspa de arca.
Se acreditarmos na versão, trata-se do doce mais antigo do mundo. Chama-se asure (em turco) ou ashure, palavra derivada do árabe ashura, que significa décimo. Destina-se ao uso litúrgico.

O primeiro doce que foi registrado historicamente data de 100 anos a.C. - e é da Sicília, na Itália. É de um doce que lembrava um cannoli! No começo, o açúcar não era utilizado na confeitaria (ele era uma especiaria cara e muito difícil de se obter) - os doces, inicialmente, eram adoçados sempre com mel.

A história do bolo começa no Egito Antigo
Lá, o produto era preparado com pão adoçado com xaropes de frutas, tâmaras e passas. Depois da expansão do Império Romano, eles se aperfeiçoaram na técnica da fermentação e implementaram na produção. Assim, batizaram de "bolo" por parecer como uma bola.

Mas afinal, quando a confeitaria surgiu? Não há um momento exato acerca do surgimento da confeitaria. Entretanto, para os historiadores, o primeiro doce surgiu a partir de um pão que, com o passar dos anos, foi acrescido mel, frutas e temperos aromáticos.

"É criação portuguesa, os portugueses chegaram aqui a partir do século XVI para o cultivo e a exploração da cana-de-açúcar e trouxeram a tradição do bolo de rolo, que originalmente chama-se colchão de noiva, veio de Portugal com essa denominação", explicou.

Beca Milano é formada em "Farmácia e Bioquímica" e apaixonada pela arte de confeitar, Beca Milano resolveu aplicar seus conhecimentos químicos na confeitaria. Em 2012 formou-se em "Patisserie e Boulangerie".

Mas, enquanto conquistava a internet, o bentô cake ganhou um jeitinho brasileiro. No país, ele é decorado com memes. Na maioria das vezes, o topo do bolo tem o desenho de um boneco de palitos junto a uma frase engraçada ou irônica. A tendência chegou em Campina Grande ainda no fim do último trimestre de 2021.

As melhores referências de escolas de confeitaria se encontram na Europa, mas podemos encontrar cursos de qualidade nos Estados Unidos, Austrália e na América do Sul. No Brasil, ainda temos poucas opções para uma boa formação de base, que deveria ser de no mínimo 2 anos.

Iguaria de 450 kg foi produzida com 4.000 diamantes
Neste ano, o bolo mais caro do mundo mudou de endereço. A designer britânica Debbie Wingham, também conhecida por confeccionar o vestido de noiva mais valioso de todos os tempos, criou um modelo de £ 50 milhões (pouco menos de R$ 299 milhões).

O bolo de vidro é um dos bolos mais bonitos do mundo e é conhecido justamente por ter uma das apresentações mais belas já vistas. E por mais que pareça um pouco difícil, com as técnicas certas fica incrível.